Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/11831
Título: | Todas as línguas na aula de línguas: materiais pedagógicos para os 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário |
Autor: | Bastos, Mónica Sofia de Almeida Gonçalves, Maria de Lurdes Pinho, Ana Sofia Simões, Ana Raquel |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Explorar a diversidade linguística nas práticas curriculares assume-se como um caminho a percorrer por dois motivos fundamentais: por um lado, a crescente mobilidade humana; por outro, a necessidade de preparação para uma comunicação global, preocupação inscrita nas recomendações do Conselho da Europa (2001), traduzidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste sentido, importa apostar na promoção do plurilinguismo como valor e como competência (Beacco & Byram, 2003). Assim, valorizar o plurilinguismo passa sobretudo pela integração da diversidade linguística no currículo, integração que não pode fazer-se através de uma simplificação ou de uma limitação do seu valor e riqueza. A valorização da diversidade linguística presente na escola não deverá, pois, ser esgotada em festas ocasionais celebrando e divulgando línguas e culturas diferentes da portuguesa, ou apenas através da oferta de mais línguas estrangeiras numa perspectiva aditiva de currículo. Por conseguinte, a tarefa do Educador em Línguas passa por promover, de forma integrada e sistemática, espaços de contacto plurilingue e intercultural onde o aluno possa desenvolver a sua competência plurilingue, rentabilizando e alargando o seu repertório linguístico-comunicativo e de aprendizagem. O Atelier que nos propomos dinamizar terá como principal objectivo proporcionar aos docentes o contacto com materiais pedagógicos que consubstanciam propostas e possibilidades de resposta aos desafios acima identificados. Assim, o Atelier estará organizado em dois momentos. No primeiro momento, os participantes terão a possibilidade de contactar e analisar materiais e propostas de actividades plurilingues de diferente natureza. No segundo momento, promover-se-á a interacção entre os participantes visando uma reflexão sobre as possibilidades e constrangimentos da utilização deste tipo de materiais para o desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural, indo ao encontro das mais recentes orientações para o ensino das línguas. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11831 |
ISBN: | 978-972-789-253-2 |
Versão do Editor: | https://www.ua.pt/de/PageText.aspx?id=6808 |
Aparece nas coleções: | DEP - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oficina_LALE_23EB_ES.pdf | 571.77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.