Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11831
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBastos, Mónica Sofia de Almeidapt
dc.contributor.authorGonçalves, Maria de Lurdespt
dc.contributor.authorPinho, Ana Sofiapt
dc.contributor.authorSimões, Ana Raquelpt
dc.date.accessioned2014-02-17T16:24:13Z-
dc.date.available2014-02-17T16:24:13Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.isbn978-972-789-253-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11831-
dc.description.abstractExplorar a diversidade linguística nas práticas curriculares assume-se como um caminho a percorrer por dois motivos fundamentais: por um lado, a crescente mobilidade humana; por outro, a necessidade de preparação para uma comunicação global, preocupação inscrita nas recomendações do Conselho da Europa (2001), traduzidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste sentido, importa apostar na promoção do plurilinguismo como valor e como competência (Beacco & Byram, 2003). Assim, valorizar o plurilinguismo passa sobretudo pela integração da diversidade linguística no currículo, integração que não pode fazer-se através de uma simplificação ou de uma limitação do seu valor e riqueza. A valorização da diversidade linguística presente na escola não deverá, pois, ser esgotada em festas ocasionais celebrando e divulgando línguas e culturas diferentes da portuguesa, ou apenas através da oferta de mais línguas estrangeiras numa perspectiva aditiva de currículo. Por conseguinte, a tarefa do Educador em Línguas passa por promover, de forma integrada e sistemática, espaços de contacto plurilingue e intercultural onde o aluno possa desenvolver a sua competência plurilingue, rentabilizando e alargando o seu repertório linguístico-comunicativo e de aprendizagem. O Atelier que nos propomos dinamizar terá como principal objectivo proporcionar aos docentes o contacto com materiais pedagógicos que consubstanciam propostas e possibilidades de resposta aos desafios acima identificados. Assim, o Atelier estará organizado em dois momentos. No primeiro momento, os participantes terão a possibilidade de contactar e analisar materiais e propostas de actividades plurilingues de diferente natureza. No segundo momento, promover-se-á a interacção entre os participantes visando uma reflexão sobre as possibilidades e constrangimentos da utilização deste tipo de materiais para o desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural, indo ao encontro das mais recentes orientações para o ensino das línguas.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleTodas as línguas na aula de línguas: materiais pedagógicos para os 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundáriopt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewednopt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date15-16 fevereiro, 2008pt
ua.event.typeotherpt
degois.publication.firstPage69pt
degois.publication.lastPage91pt
degois.publication.locationAveiropt
degois.publication.titleActas do Colóquio “Da Investigação à Prática: interacções e debates”pt
dc.relation.publisherversionhttps://www.ua.pt/de/PageText.aspx?id=6808pt
Appears in Collections:DEP - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oficina_LALE_23EB_ES.pdf571.77 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.