Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11761
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ventura, Alexandre | pt |
dc.contributor.author | Castanheira, Patrícia | pt |
dc.contributor.author | Costa, Jorge Adelino | pt |
dc.date.accessioned | 2014-02-05T17:17:11Z | - |
dc.date.available | 2014-02-05T17:17:11Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.issn | 1696-4713 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/11761 | - |
dc.description.abstract | Antes da revolução de 1974, em Portugal, as escolas encontravam-se sob a alçada de um director ou reitor nomeado pelo ministro da educação segundo critérios de confiança política. Depois, nos dois anos que se seguiram à revolução, viveu-se um período de “auto-gestão” das escolas. Actualmente, na grande maioria das escolas secundárias públicas portuguesas, o gestor escolar é visto como um primus inter pares, uma vez que a gestão da escola não se encontra atribuída exclusivamente a uma pessoa, mas a um conselho composto por docentes da escola. Nos últimos anos, temos assistido a um crescente protagonismo dos municípios que se tornam elementos activos na política educativa local com a reorganização da rede de escolas devido à crescente importância atribuída à autonomia e descentralização. Por outro lado, no sistema educativo português, a avaliação dos estabelecimentos de ensino – quer a auto-avaliação, quer a avaliação externa – tem sofrido avanços e recuos, numa clara falta de sentido estratégico e de uma política sustentada e consequente. O sistema educativo português, assim, defronta-se com problemas que resultam da falta de autonomia das escolas, do modelo de gestão adoptado que limita a tomada de decisão ao nível da escola e da inexistência de assessoria externa. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Lliderança | pt |
dc.subject | Gestão escolar | pt |
dc.subject | Portugal | pt |
dc.title | Gestão das escolas em Portugal | pt |
dc.type | article | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.distribution | international | pt |
degois.publication.firstPage | 128 | pt |
degois.publication.issue | 4e | pt |
degois.publication.lastPage | 136 | pt |
degois.publication.title | Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación | pt |
degois.publication.volume | 4 | pt |
dc.relation.publisherversion | http://www.rinace.net/arts/vol4num4e/art9.htm | pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestao escolar.pdf | 128.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.