Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11761
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVentura, Alexandrept
dc.contributor.authorCastanheira, Patríciapt
dc.contributor.authorCosta, Jorge Adelinopt
dc.date.accessioned2014-02-05T17:17:11Z-
dc.date.available2014-02-05T17:17:11Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.issn1696-4713pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11761-
dc.description.abstractAntes da revolução de 1974, em Portugal, as escolas encontravam-se sob a alçada de um director ou reitor nomeado pelo ministro da educação segundo critérios de confiança política. Depois, nos dois anos que se seguiram à revolução, viveu-se um período de “auto-gestão” das escolas. Actualmente, na grande maioria das escolas secundárias públicas portuguesas, o gestor escolar é visto como um primus inter pares, uma vez que a gestão da escola não se encontra atribuída exclusivamente a uma pessoa, mas a um conselho composto por docentes da escola. Nos últimos anos, temos assistido a um crescente protagonismo dos municípios que se tornam elementos activos na política educativa local com a reorganização da rede de escolas devido à crescente importância atribuída à autonomia e descentralização. Por outro lado, no sistema educativo português, a avaliação dos estabelecimentos de ensino – quer a auto-avaliação, quer a avaliação externa – tem sofrido avanços e recuos, numa clara falta de sentido estratégico e de uma política sustentada e consequente. O sistema educativo português, assim, defronta-se com problemas que resultam da falta de autonomia das escolas, do modelo de gestão adoptado que limita a tomada de decisão ao nível da escola e da inexistência de assessoria externa.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherRed Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolarpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLliderançapt
dc.subjectGestão escolarpt
dc.subjectPortugalpt
dc.titleGestão das escolas em Portugalpt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage128pt
degois.publication.issue4ept
degois.publication.lastPage136pt
degois.publication.titleRevista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educaciónpt
degois.publication.volume4pt
dc.relation.publisherversionhttp://www.rinace.net/arts/vol4num4e/art9.htmpt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao escolar.pdf128.72 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.