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http://hdl.handle.net/10773/11761
Título: | Gestão das escolas em Portugal |
Autor: | Ventura, Alexandre Castanheira, Patrícia Costa, Jorge Adelino |
Palavras-chave: | Lliderança Gestão escolar Portugal |
Data: | 2006 |
Editora: | Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar |
Resumo: | Antes da revolução de 1974, em Portugal, as escolas encontravam-se sob a alçada de um director ou reitor nomeado pelo ministro da educação segundo critérios de confiança política. Depois, nos dois anos que se seguiram à revolução, viveu-se um período de “auto-gestão” das escolas. Actualmente, na grande maioria das escolas secundárias públicas portuguesas, o gestor escolar é visto como um primus inter pares, uma vez que a gestão da escola não se encontra atribuída exclusivamente a uma pessoa, mas a um conselho composto por docentes da escola. Nos últimos anos, temos assistido a um crescente protagonismo dos municípios que se tornam elementos activos na política educativa local com a reorganização da rede de escolas devido à crescente importância atribuída à autonomia e descentralização. Por outro lado, no sistema educativo português, a avaliação dos estabelecimentos de ensino – quer a auto-avaliação, quer a avaliação externa – tem sofrido avanços e recuos, numa clara falta de sentido estratégico e de uma política sustentada e consequente. O sistema educativo português, assim, defronta-se com problemas que resultam da falta de autonomia das escolas, do modelo de gestão adoptado que limita a tomada de decisão ao nível da escola e da inexistência de assessoria externa. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11761 |
ISSN: | 1696-4713 |
Versão do Editor: | http://www.rinace.net/arts/vol4num4e/art9.htm |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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