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http://hdl.handle.net/10773/1098
Título: | Administração e gestão da educação na Guiné-Bissau - incoerências e descontinuidades |
Autor: | Furtado, Alexandre Brito Ribeiro |
Orientador: | Costa, Jorge Adelino |
Palavras-chave: | Administração do ensino Gestão da educação Políticas educativas |
Data de Defesa: | 2005 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este estudo sobre a Administração e Gestão da Educação na Guiné-Bissau
pretende não só oferecer uma visão global e histórica sobre as medidas, em
matéria de política e administração da educação, adoptadas e implementadas
no país, ao longo de várias décadas, mas também proceder a um inventário
crítico das suas consequências, identificar os principais pontos de
estrangulamento com que se debate hoje a política, o sistema e a
administração da educação e apontar algumas pistas que possam levar a
ultrapassá-los, na perspectiva de uma visão global e integrada.
As principais conclusões a que chegamos levam-nos a referir que, ao longo
das últimas décadas, a política e a administração da educação na Guiné-
Bissau estiveram dependentes de constrangimentos e instabilidades
institucionais e sócio-políticas internas, bem como de orientações,
condicionalismos e exigências impostas do exterior. This research on the Administration and Management of Education in Guinea- Bissau intends not only to offer a global and historical view of the measures regarding the educational policy and administration which were adopted and enforced in the country throughout decades, but also to proceed with a critical inventory of its’ consequences, to identify the main obstacles that the policy, the system and the educational administration face today and to point out some clues that can help overcoming them, in the perspective of a global and integrated view. The main conclusions that we have come across lead us to mention that, throughout the last decades, the educational policy and administration in Guinea-Bissau have been dependant on internal constraints and socialpolitical institutional instabilities, as well as on externally imposed orientations, conditional issues and demands. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1098 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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