Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1098
Título: Administração e gestão da educação na Guiné-Bissau - incoerências e descontinuidades
Autor: Furtado, Alexandre Brito Ribeiro
Orientador: Costa, Jorge Adelino
Palavras-chave: Administração do ensino
Gestão da educação
Políticas educativas
Data de Defesa: 2005
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este estudo sobre a Administração e Gestão da Educação na Guiné-Bissau pretende não só oferecer uma visão global e histórica sobre as medidas, em matéria de política e administração da educação, adoptadas e implementadas no país, ao longo de várias décadas, mas também proceder a um inventário crítico das suas consequências, identificar os principais pontos de estrangulamento com que se debate hoje a política, o sistema e a administração da educação e apontar algumas pistas que possam levar a ultrapassá-los, na perspectiva de uma visão global e integrada. As principais conclusões a que chegamos levam-nos a referir que, ao longo das últimas décadas, a política e a administração da educação na Guiné- Bissau estiveram dependentes de constrangimentos e instabilidades institucionais e sócio-políticas internas, bem como de orientações, condicionalismos e exigências impostas do exterior.
This research on the Administration and Management of Education in Guinea- Bissau intends not only to offer a global and historical view of the measures regarding the educational policy and administration which were adopted and enforced in the country throughout decades, but also to proceed with a critical inventory of its’ consequences, to identify the main obstacles that the policy, the system and the educational administration face today and to point out some clues that can help overcoming them, in the perspective of a global and integrated view. The main conclusions that we have come across lead us to mention that, throughout the last decades, the educational policy and administration in Guinea-Bissau have been dependant on internal constraints and socialpolitical institutional instabilities, as well as on externally imposed orientations, conditional issues and demands.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1098
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2005001736.pdf5.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.