Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1098
Title: Administração e gestão da educação na Guiné-Bissau - incoerências e descontinuidades
Author: Furtado, Alexandre Brito Ribeiro
Advisor: Costa, Jorge Adelino
Keywords: Administração do ensino
Gestão da educação
Políticas educativas
Defense Date: 2005
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo sobre a Administração e Gestão da Educação na Guiné-Bissau pretende não só oferecer uma visão global e histórica sobre as medidas, em matéria de política e administração da educação, adoptadas e implementadas no país, ao longo de várias décadas, mas também proceder a um inventário crítico das suas consequências, identificar os principais pontos de estrangulamento com que se debate hoje a política, o sistema e a administração da educação e apontar algumas pistas que possam levar a ultrapassá-los, na perspectiva de uma visão global e integrada. As principais conclusões a que chegamos levam-nos a referir que, ao longo das últimas décadas, a política e a administração da educação na Guiné- Bissau estiveram dependentes de constrangimentos e instabilidades institucionais e sócio-políticas internas, bem como de orientações, condicionalismos e exigências impostas do exterior.
This research on the Administration and Management of Education in Guinea- Bissau intends not only to offer a global and historical view of the measures regarding the educational policy and administration which were adopted and enforced in the country throughout decades, but also to proceed with a critical inventory of its’ consequences, to identify the main obstacles that the policy, the system and the educational administration face today and to point out some clues that can help overcoming them, in the perspective of a global and integrated view. The main conclusions that we have come across lead us to mention that, throughout the last decades, the educational policy and administration in Guinea-Bissau have been dependant on internal constraints and socialpolitical institutional instabilities, as well as on externally imposed orientations, conditional issues and demands.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1098
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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