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Título: Devemos culpar o mensageiro? - o framing na transmissão de mensagens
Autor: Santos, Diana Marques dos
Orientador: Jalali, Carlos
Palavras-chave: Ciência política
Opinião pública
Informação - Aspectos políticos
Data de Defesa: 11-Jan-2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A opinião de cada um de nós é influenciada por informações que recebemos ao longo da vida, e consoante a informação que recebemos formulamos a nossa opinião, e consequentemente fazemos as nossas escolhas (Entman, 1993, p.55). Uma vez que somos influenciados pelas informações que nos fornecem, nem sempre as escolhas que fazemos são racionais, isto é, nem sempre maximizamos o nosso proveito quando realizamos uma escolha (Ferejohn & Pasquino, 2001, p.5). Isto acontece devido ao framing. O framing é um fenómeno através do qual as pessoas desenvolvem uma determinada conceção ou reformulam a sua maneira de pensar sobre um assunto ou uma personalidade (Chong & Druckman, 2007, p.104). Através do framing dá-se mais realce a alguns aspetos da realidade, tentando ofuscar outros (Entman, 1993, p.55). Este fenómeno conduz a alterações no julgamento de determinado assunto, resultantes de pequenas mudanças na definição desse mesmo assunto (Iyengar, 1987, p.816). Neste estudo vamos usar o framing para perceber se as pessoas realmente mudam a opinião consoante as informações que lhes serão dadas. Vamos tentar perceber o que afinal é mais importante: a mensagem que é transmitida ou quem transmite a mensagem.
The opinion of each one of us is influenced by information we receive throughout our life. According to the information we receive, we can formulate our opinion and therefore we make our choices (Entman, 1993, p.55). Since we are influenced by the information provided for us, we don't always make the choices that are rational, not always maximize our advantage when we perform a choice (Ferejohn & Pasquino, 2001, p.5). This happens due to the framing. The framing is a phenomenon through which people develop a certain conception or reformulate their thinking about an issue or a personality (Chong & Druckman, 2007, p.104). Using framing, gives us more emphasis to some aspects of reality, trying to outshine the others (Entman, 1993, p.55). This phenomenon leads to changes in the judgement of a particular subject, resulting from small changes in the definition of the same subject (Iyengar, 1987, p.816). In this study we use the framing to see if people really change the point of view depending on the information that we give to them. We want to try to understand what is ultimately, the most important: the message that is transmitted or who transmits the message.
Descrição: Mestrado em Ciência Polític
URI: http://hdl.handle.net/10773/10657
Aparece nas coleções: DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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