Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/10528
Título: | Contributo para a avaliação das aulas coletivas de flauta transversal |
Autor: | Silva, Catarina Sofia de Sousa |
Orientador: | Correia, Jorge Salgado |
Palavras-chave: | Educação musical Técnicas da aula Processo de aprendizagem Estratégias da aprendizagem Aprendizagem cooperativa Trabalho de grupo Flauta |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | este estudo teve como objetivo primordial avaliar a forma como as aulas
coletivas de instrumento estão a ser desenvolvidas nas escolas de ensino
vocacional de música. Recorrendo a uma análise qualitativa de entrevistas,
foram entrevistados seis professores de flauta com mais de dez anos de
experiência no ensino e que estão atualmente vinculados a escolas em
diferentes pontos do país. A análise detalhada dos testemunhos prestados
revela que esta abordagem pedagógica é pertinente sob vários prismas,
todavia, a organização e realização das aulas coletivas de instrumento
verificaram-se incongruentes, o que resulta numa aprendizagem com menor
qualidade. this study intended to evaluate how schools and teachers are conducting group instrumental lessons in Portuguese vocational music schools. Using qualitative interview analysis, individual interviews to six flute teachers were realized. The interviewees have more than ten years of teaching experience and are currently working in schools situated in different geographical areas of Portugal. The results show that this pedagogical approach is important in several aspects, showing also, though, that the organization and execution of the group instrumental lessons were unsuitable and led, therefore, to lower learning quality. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10528 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 9.38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.