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http://hdl.handle.net/10773/10479
Título: | Simulações computacionais no ensino do equilíbrio químico |
Autor: | Marques, Sandra Eduarda Martins Fernandes |
Orientador: | Faustino, Maria do Amparo Ferreira |
Palavras-chave: | Ensino multimédia Ensino da química em Ensino secundário Equilíbrio químico Tecnologia da informação Recursos digitais Programas de computador para o ensino |
Data de Defesa: | 2011 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A utilização de recursos digitais no processo ensino-aprendizagem é cada vez
mais uma realidade. No entanto, é necessário que os diferentes interlocutores
no processo estejam receptivos e despertos para a sua utilização em sala de
aula. A tomada de consciência das potencialidades da utilização de
simulações no processo ensino-aprendizagem poderá permitir desbloquear
muitos dos entraves, nomeadamente na classe docente, que a sua aplicação
suscita.
Neste trabalho procurou-se analisar a simulação computacional «Le Châtelier’s
Principle» que incide sobre os factores que afectam o equilíbrio químico e
simultaneamente avaliar a percepção professores e alunos fase à sua
utilização, de acordo com um conjunto de critérios e indicadores pré-definidos.
Este estudo envolveu a análise descritiva de natureza quantitativa de dois
questionários administrados a um grupo de alunos do 11º ano de escolaridade
e a professores do ensino secundário do grupo 510 (Ciências físico-químicas).
Os resultados deste estudo apontam para uma boa receptividade dos
intervenientes na utilização da simulação em contexto educativo e o
reconhecimento das suas potencialidades. É ainda proposto um roteiro de
exploração desta simulação para minimizar dificuldades e potenciar a
aquisição de competências. The use of digital resources in the teaching/learning process is growing. However, it is required that the different actors involved in the process are open to its use in the classroom. The awareness of the use potential of computational simulations in the teaching/learning process may allow to overturn several obstacles raised by their application, namely those experienced by teachers. In this study the computer simulation "Le Châtelier's Principle", which focuses on the factors affecting chemical equilibrium, was analyzed and the perception of teachers and students pertaining to its use was assessed, according to a pre-defined set of criteria and indicators. This study involved the quantitative descriptive analysis of two questionnaires addressed to a group of 11th grade secondary school students’ as well as secondary school teachers of chemistry (group 510 -physics and chemistry). The results of this study show that the use of the computational simulation in educational context was successful and that all participants involved recognized its potential. Finally, a set of guidelines on how to take advantage of the simulation has been suggested, so as to minimize problems and enhance students’ skills. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10479 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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