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dc.contributor.advisorFaustino, Maria do Amparo Ferreirapt
dc.contributor.authorMarques, Sandra Eduarda Martins Fernandespt
dc.date.accessioned2013-05-23T11:35:52Z-
dc.date.available2013-05-23T11:35:52Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10479-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt
dc.description.abstractA utilização de recursos digitais no processo ensino-aprendizagem é cada vez mais uma realidade. No entanto, é necessário que os diferentes interlocutores no processo estejam receptivos e despertos para a sua utilização em sala de aula. A tomada de consciência das potencialidades da utilização de simulações no processo ensino-aprendizagem poderá permitir desbloquear muitos dos entraves, nomeadamente na classe docente, que a sua aplicação suscita. Neste trabalho procurou-se analisar a simulação computacional «Le Châtelier’s Principle» que incide sobre os factores que afectam o equilíbrio químico e simultaneamente avaliar a percepção professores e alunos fase à sua utilização, de acordo com um conjunto de critérios e indicadores pré-definidos. Este estudo envolveu a análise descritiva de natureza quantitativa de dois questionários administrados a um grupo de alunos do 11º ano de escolaridade e a professores do ensino secundário do grupo 510 (Ciências físico-químicas). Os resultados deste estudo apontam para uma boa receptividade dos intervenientes na utilização da simulação em contexto educativo e o reconhecimento das suas potencialidades. É ainda proposto um roteiro de exploração desta simulação para minimizar dificuldades e potenciar a aquisição de competências.pt
dc.description.abstractThe use of digital resources in the teaching/learning process is growing. However, it is required that the different actors involved in the process are open to its use in the classroom. The awareness of the use potential of computational simulations in the teaching/learning process may allow to overturn several obstacles raised by their application, namely those experienced by teachers. In this study the computer simulation "Le Châtelier's Principle", which focuses on the factors affecting chemical equilibrium, was analyzed and the perception of teachers and students pertaining to its use was assessed, according to a pre-defined set of criteria and indicators. This study involved the quantitative descriptive analysis of two questionnaires addressed to a group of 11th grade secondary school students’ as well as secondary school teachers of chemistry (group 510 -physics and chemistry). The results of this study show that the use of the computational simulation in educational context was successful and that all participants involved recognized its potential. Finally, a set of guidelines on how to take advantage of the simulation has been suggested, so as to minimize problems and enhance students’ skills.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino multimédiapt
dc.subjectEnsino da química em Ensino secundáriopt
dc.subjectEquilíbrio químicopt
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectRecursos digitaispt
dc.subjectProgramas de computador para o ensinopt
dc.titleSimulações computacionais no ensino do equilíbrio químicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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