Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/10446
Título: | A personagem feminina em óperas do romantismo italiano: estados emocionais em dez árias para soprano |
Autor: | Viana, Isabel Maria Gomes |
Orientador: | Lourenço, António José Vassalo Neves Alcobia, Isabel Maria de Oliveira de |
Palavras-chave: | Música dramática Ópera Romantismo - Itália - Séc. 19 Personagens dramáticas Personagens femininas Interpretação musical Emoções |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este relatório de projeto pretende ser um contributo para o estudo
da personagem feminina em óperas do período romântico italiano.
Tem dois objetivos essenciais. Por um lado, faz-se um estudo da
construção de uma personagem em teatro e dos métodos
atualmente mais frequentes no processo da sua criação. Por outro
lado, mostra-se que a compreensão do papel das microexpressões
faciais das emoções básicas é essencial para a interpretação de
uma personagem. Para além disso, a pesquisa sobre o período
romântico e o papel da mulher na ópera italiana do século XIX
oferece o fundo necessário. É ainda objetivo deste trabalho a
encenação e a interpretação de um projeto artístico com a duração
de cerca de 45 minutos, com dez árias para soprano,
correspondentes a dez personagens (e óperas) diferentes de cinco
compositores italianos do século XIX.
Esta experiência permitiu concluir que uma interpretação correta
de uma ária tem de ter em conta, entre outras, as caraterísticas
estéticas da época e da corrente artística em que se integra a
ópera e o compositor. O mesmo aplica-se à personalidade e o
complexo emocional da personagem, para além de uma boa
execução vocal. Tal só é possível, para além de um nível elevado
de preparação musical e vocal, com grande preparação do atorcantor,
graças a técnicas performativas exigentes, que lhe
permitam fazer chegar ao espetador a veracidade emotiva da
personagem. This project report aims to contribute to the study of the female character in operas of the Italian romantic period (19th century). It has two principal aims. On one hand, a study of the construction of a character in theater and of the methods, which currently are more frequent in the process of its conception is undertaken. On the other hand, it is shown that an understanding of the role of facial micro expressions of basic emotions is essential for a better interpretation of the character. Furthermore, research on the romantic period and on the role of women in Italian operas of the nineteenth century offers the necessary background. The additional purpose of this work is the staging and interpretation of an artistic project during approximately 45 minutes, comprising ten arias for soprano, which correspond to ten different characters (and ten operas respectively) of five different nineteenth century Italian composers. This experience has shown that a correct interpretation of an aria should consider, among other aspects, the aesthetic characteristics of the time and the artistic movement in which the opera and the composer integrate themselves. The same applies to the personality and emotional complex of the character, in addition to an adequate vocal performance. This is only possible with a high level of preparation of the actor-singer, due to quite demanding performative techniques that enable him to reach the spectator with the truth of the character's emotions. |
Descrição: | Mestrado - Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10446 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.