Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLourenço, António José Vassalo Nevespt
dc.contributor.advisorAlcobia, Isabel Maria de Oliveira dept
dc.contributor.authorViana, Isabel Maria Gomespt
dc.date.accessioned2013-05-16T11:33:49Z-
dc.date.available2013-05-16T11:33:49Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10446-
dc.descriptionMestrado - Músicapt
dc.description.abstractEste relatório de projeto pretende ser um contributo para o estudo da personagem feminina em óperas do período romântico italiano. Tem dois objetivos essenciais. Por um lado, faz-se um estudo da construção de uma personagem em teatro e dos métodos atualmente mais frequentes no processo da sua criação. Por outro lado, mostra-se que a compreensão do papel das microexpressões faciais das emoções básicas é essencial para a interpretação de uma personagem. Para além disso, a pesquisa sobre o período romântico e o papel da mulher na ópera italiana do século XIX oferece o fundo necessário. É ainda objetivo deste trabalho a encenação e a interpretação de um projeto artístico com a duração de cerca de 45 minutos, com dez árias para soprano, correspondentes a dez personagens (e óperas) diferentes de cinco compositores italianos do século XIX. Esta experiência permitiu concluir que uma interpretação correta de uma ária tem de ter em conta, entre outras, as caraterísticas estéticas da época e da corrente artística em que se integra a ópera e o compositor. O mesmo aplica-se à personalidade e o complexo emocional da personagem, para além de uma boa execução vocal. Tal só é possível, para além de um nível elevado de preparação musical e vocal, com grande preparação do atorcantor, graças a técnicas performativas exigentes, que lhe permitam fazer chegar ao espetador a veracidade emotiva da personagem.pt
dc.description.abstractThis project report aims to contribute to the study of the female character in operas of the Italian romantic period (19th century). It has two principal aims. On one hand, a study of the construction of a character in theater and of the methods, which currently are more frequent in the process of its conception is undertaken. On the other hand, it is shown that an understanding of the role of facial micro expressions of basic emotions is essential for a better interpretation of the character. Furthermore, research on the romantic period and on the role of women in Italian operas of the nineteenth century offers the necessary background. The additional purpose of this work is the staging and interpretation of an artistic project during approximately 45 minutes, comprising ten arias for soprano, which correspond to ten different characters (and ten operas respectively) of five different nineteenth century Italian composers. This experience has shown that a correct interpretation of an aria should consider, among other aspects, the aesthetic characteristics of the time and the artistic movement in which the opera and the composer integrate themselves. The same applies to the personality and emotional complex of the character, in addition to an adequate vocal performance. This is only possible with a high level of preparation of the actor-singer, due to quite demanding performative techniques that enable him to reach the spectator with the truth of the character's emotions.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica dramáticapt
dc.subjectÓperapt
dc.subjectRomantismo - Itália - Séc. 19pt
dc.subjectPersonagens dramáticaspt
dc.subjectPersonagens femininaspt
dc.subjectInterpretação musicalpt
dc.subjectEmoçõespt
dc.titleA personagem feminina em óperas do romantismo italiano: estados emocionais em dez árias para sopranopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7326.pdf85.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.