Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9948
Title: Interação adulto-criança: uma perspetiva de qualidade na aprendizagem
Author: Jorge, Anabela Ferreira
Advisor: Migueis, Marlene da Rocha
Keywords: Educação pré-escolar
Educação das crianças
Prática pedagógica
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação teve como objetivo principal investigar a interação adulto – criança: tentando compreender as dimensões do estilo do educador. Neste sentido, tornou-se pertinente fazer uma abordagem da educação pré-escolar explicitando a educação de Infância no seu contexto histórico. A educação pré-escolar passou por várias momentos, resultantes do contexto social, político e económico do país, até ser reconhecida e valorizada como sendo uma etapa imprescindível no que respeita ao desenvolvimento das capacidades globais das crianças. Neste enquadramento histórico, a qualidade na educação de infância surgiu como uma preocupação dos investigadores que desenvolveram estudos nesta área. Podemos destacar o projeto – Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC), elaborado por Portugal e Laevers (2010) e o Manual de Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), elaborado por Pascal e Bertram, sob a coordenação de Formosinho (2009), que procuraram desenvolver instrumentos que ajudassem os educadores a avaliar a qualidade das práticas desenvolvidas em diferentes dimensões. Este estudo, de natureza qualitativa descritiva, privilegiou como técnica e instrumentos de recolha e análise de dados ,os registos escritos do investigador, a vídeogravação, as notas de campo e as tabelas e quadros de observação em contexto de sala Os dados recolhidos permitiram-nos concluir que esta educadora apresenta um perfil predominantemente de empenhamento no que concerne à sensibilidade estando sempre disponível para o grupo. Relativamente à dimensão estimulação, a educadora procura ir ao encontro dos interesses da criança, introduzindo novos e estimulantes elementos que permitam o seu envolvimento através da exploração do meio, do diálogo, desenvolvendo o pensamento. Por último a categoria da autonomia, foi aquela que apresentou valores mais baixos. Esta investigação, mais do que produzir conhecimento definitivo, procura abrir novas pistas para a reflexão sobre a importância de interações de qualidade na aprendizagem da criança.
The present research has the purpose to understand the adult role in preschool education. Therefore, it has become relevant to make an approach to preschool education from the moment it began up to the present days, in order to value the child as an individual. However, in order to see improvement in the quality of education, it was necessary to develop a set of strategies that help the education professionals. The more remarkable projects were the “Children Tracking System” (SAC), prepared by Gabriela Portugal in partnership with Laevers (2010), and the “Manual for Developing Quality Partnerships” (DQP), prepared by Pascal and Bertram and coordinated by Julia Formosinho (2009). This research was of a qualitative and descriptive nature for privileging technical tools and data collection, carried out by the researcher, as well as video recording, filling in grills and observation charts within the context of actual classroom. We conclude that in accordance with the results, the teacher in question presents a position of commitment for categories of sensitivity, pacing and autonomy, in an educational context. According to the results, we conclude that is not possible to trace an exact profile of the educator in question, since we have no data for this. We can only analyze indicators that are most relevant than others.
Description: Mestrado em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/9948
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7048.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.