Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/9948
Título: | Interação adulto-criança: uma perspetiva de qualidade na aprendizagem |
Autor: | Jorge, Anabela Ferreira |
Orientador: | Migueis, Marlene da Rocha |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Educação das crianças Prática pedagógica |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A presente investigação teve como objetivo principal investigar a interação adulto –
criança: tentando compreender as dimensões do estilo do educador. Neste sentido,
tornou-se pertinente fazer uma abordagem da educação pré-escolar explicitando a
educação de Infância no seu contexto histórico. A educação pré-escolar passou por
várias momentos, resultantes do contexto social, político e económico do país, até ser
reconhecida e valorizada como sendo uma etapa imprescindível no que respeita ao
desenvolvimento das capacidades globais das crianças.
Neste enquadramento histórico, a qualidade na educação de infância surgiu como
uma preocupação dos investigadores que desenvolveram estudos nesta área.
Podemos destacar o projeto – Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC),
elaborado por Portugal e Laevers (2010) e o Manual de Desenvolvendo a Qualidade
em Parcerias (DQP), elaborado por Pascal e Bertram, sob a coordenação de
Formosinho (2009), que procuraram desenvolver instrumentos que ajudassem os
educadores a avaliar a qualidade das práticas desenvolvidas em diferentes dimensões.
Este estudo, de natureza qualitativa descritiva, privilegiou como técnica e
instrumentos de recolha e análise de dados ,os registos escritos do investigador, a
vídeogravação, as notas de campo e as tabelas e quadros de observação em contexto
de sala
Os dados recolhidos permitiram-nos concluir que esta educadora apresenta um perfil
predominantemente de empenhamento no que concerne à sensibilidade estando
sempre disponível para o grupo. Relativamente à dimensão estimulação, a educadora
procura ir ao encontro dos interesses da criança, introduzindo novos e estimulantes
elementos que permitam o seu envolvimento através da exploração do meio, do
diálogo, desenvolvendo o pensamento. Por último a categoria da autonomia, foi
aquela que apresentou valores mais baixos.
Esta investigação, mais do que produzir conhecimento definitivo, procura abrir novas
pistas para a reflexão sobre a importância de interações de qualidade na
aprendizagem da criança. The present research has the purpose to understand the adult role in preschool education. Therefore, it has become relevant to make an approach to preschool education from the moment it began up to the present days, in order to value the child as an individual. However, in order to see improvement in the quality of education, it was necessary to develop a set of strategies that help the education professionals. The more remarkable projects were the “Children Tracking System” (SAC), prepared by Gabriela Portugal in partnership with Laevers (2010), and the “Manual for Developing Quality Partnerships” (DQP), prepared by Pascal and Bertram and coordinated by Julia Formosinho (2009). This research was of a qualitative and descriptive nature for privileging technical tools and data collection, carried out by the researcher, as well as video recording, filling in grills and observation charts within the context of actual classroom. We conclude that in accordance with the results, the teacher in question presents a position of commitment for categories of sensitivity, pacing and autonomy, in an educational context. According to the results, we conclude that is not possible to trace an exact profile of the educator in question, since we have no data for this. We can only analyze indicators that are most relevant than others. |
Descrição: | Mestrado em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9948 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.