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http://hdl.handle.net/10773/987
Título: | Construir a educação: o edifício escolar ao nível do jardim de infância |
Autor: | Pisa, Haydée Gama |
Orientador: | Pardal, Luís António |
Palavras-chave: | Administração do ensino Instalações escolares Edifícios escolares Organização do espaço Jardins de infância |
Data de Defesa: | 2005 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Neste estudo pretende-se analisar a organização do espaço físico dos jardins
de infância. A sua finalidade é determinar o modelo das características da
organização do espaço físico do jardim de infância que suporta e realça as
características do modelo de educação preconizado pelo documento oficial
“Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, para,
seguidamente, interpretar o espaço real da rede de jardins de infância do
concelho de Ílhavo.
Como se considera claramente um relacionamento entre o modelo educativo
e a organização do espaço físico, o primeiro capítulo trata a educação de
infância, principiando com os antecedentes históricos, pois, como Távora
refere, a gestação de um qualquer fenómeno social, individual, tem muitas
peças. Seguidamente verifica-se que a educação de infância, actualmente, é
definida numa perspectiva de educação para a cidadania, valorizando-se a
experiência de vida democrática, considerando as crianças como pequenas
cidadãs de pleno direito, capazes de participar activamente na sociedade,
sendo o modelo educativo explícito no documento “Orientações Curriculares
para a Educação Pré-escolar” uma perspectiva de um currículo integrador
gerido pelo profissional. Verifica-se também, implicitamente, que as
orientações curriculares favorecem um currículo emergente. Tendo em conta
estas reflexões, por último, neste capítulo, encontram-se as linhas de acção
para a intervenção intencional do educador.
O segundo capítulo aborda a organização do espaço físico. Assim, procurase
o conceito de espaço, imagem, arquitectura e sua organização. Entendese
o espaço como protagonista da arquitectura. Definido por um conjunto de
medidas, proporções, formas, materiais, luz e cor, só quando o percorremos,
acrescentando-lhe a dimensão tempo, o transformamos em vivencial. A
percepção do espaço, que se assume como o conteúdo da arquitectura, irá
variar de acordo com a cultura e o nível social de cada individuo. Esta
percepção é assim condicionada não só por valores físicos, mas também por
factores culturais, que em conjunto formam a imagem do lugar. Esta imagem
do lugar cria, por sua vez, novo significado social e cultural. Organizar,
pressupõe desejo de criar espaço adaptado às pessoas, aos sítios, às
tecnologias e ao mesmo tempo agir sobre as pessoas, tendo em conta os
seus desejos e necessidades. Sendo a organização do espaço uma
construção mental, não é por isso descabido falar desta como uma proposta
educativa em si mesma. Nestes conceitos verifica-se a importância da
participação dos vários intervenientes, preconizada pelos especialistas
citados e por eles encarada como condição essencial para a qualidade da
organização de espaço físico; e, por último, neste capítulo procura-se
entender que implicações tem ao nível da concepção do edifício o facto do
jardim de infância ser entendido como uma escola aberta.
No terceiro capítulo definem-se quais as características de projecto do espaço
físico que sustentam e realçam as mudanças dos ambientes de
aprendizagem actuais. Assim, a primeira abordagem sobre as características
de projecto do espaço físico escolar refere-se a vários graus de ensino, por
isso, mais abrangente e centra-se em estudos elaborados recentemente,
tendo como base a aprendizagem activa (preconizada pelas orientações
curriculares). Seguidamente, face ao que estes autores propõem e às linhas
de acção para a intervenção intencional do educador encontradas no
documento oficial, procuram-se formas de organizar o espaço físico dos
jardins de infância existentes que suportam estas considerações, para
finalmente, num esforço de articulação e integração do percurso feito, definir
as características de projecto do espaço físico do jardim de infância que
pretendem ser um instrumento que permita compreender, interpretar e
explicar as obras construídas e também as que ainda se hão-de construir.
Por último, no quarto capítulo trata-se a informação recolhida a partir de
entrevistas, questionários e plantas, e atendendo aos resultados obtidos,
encontram-se os pontos de conformidade e de distanciamento das
características do projecto do espaço físico dos jardins de infância do
concelho de Ílhavo analisadas, com as características encontradas no
capítulo anterior.
Neste estudo considera-se que o entendimento da selecção das
características dos edifícios escolares é fundamental, pois favorece uma
maior consciencialização dos processos e dos meios susceptíveis de avaliar a
construção e a remodelação dos edifícios de Educação Pré-Escolar, promove
a capacidade crítica e de participação cívica na melhoria das condições
existentes, aumenta ainda o nível de exigência e de consciência das pessoas
responsáveis pela formulação de políticas, de quem planeia e do público em
geral.
A metodologia de estudo utilizada consiste numa abordagem descritiva e
interpretativa através de: levantamento bibliográfico, recolha e análise de
informações sobre as características de projecto do ambiente físico de
aprendizagem. The purpose of this study is to analyse the organisation of the physical environment at kindergarten. Its aim is to determine the design features of the physical environment that support and enhance the educational pattern proclaimed by the official document “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”. Finally, those features will be compared with the real physical space of kindergarten in the district of Ílhavo. As this study looks at a deep relationship between the educational pattern and the organisation of the physical environment, the first chapter deals with education in childhood, beginning with historical background because, as Távora has said, the gestation of any individual or social event has many components. Nowadays children’s education is seen as educating for citizenship, considering children as little citizens with full rights and able to participate in society, as it is determined in the document entitled “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, in which the focus is on an integrated curriculum run by the teacher. Finally, in this chapter, and taking into account these considerations, orientations for the educator’s action are carried out. The second chapter approaches the organisation of the physical environment. So, it looks for the concept of space, image, architecture and its organisation. The space is supposed to be the focus of the architecture. Being defined by a group of measures, shapes, materials, light and colour, only when we use the space we make it alive. The idea of space changes according to each individual’s culture and social level. So, this idea is subject not only to physical values, but also to cultural background, which altogether form the image of the space. This image creates a new social and cultural meaning. Organising implies the will to create space adapted to people, places, technologies and, at the same time, acting on people, taking into account their wishes and necessities. By being a mental process, the organisation of the physical space can be considered as an educational proposal itself. The importance of participation of all people involved is also stressed. Quoted experts face participation as the essential condition for the quality of physical environment organisation. Finally in this chapter, we try to understand how far the fact of considering kindergarten as an open school affects school building designs. The physical environment features that support and enhance the changes in today’s learning environments are defined in the third chapter. The first approach on the features of the physical learning environment is concerned with several levels of education, therefore more general and based on studies recently done about active learning (stated by curricular orientations). Then, according to what these authors suggest and the educator’s role, we seek for ways of organising the physical space of existing kindergarten. Finally, we define the features of the physical environment at kindergarten, which are supposed to be a means of understanding and explaining the existing buildings and the ones that will be built in the future. The fourth chapter deals with the data collected through interviews, questionnaires and designs. According to the results, we will be able to find the similarities and differences between the features of the physical environment at kindergarten in the district of Ílhavo and the features defined in the previous chapter. In this study, it is considered that the selection of school buildings features is fundamental, as it promotes a higher consciousness of the process to build and re-build kindergarten, increases civic participation in what concerns the improvement of existing conditions, as well as it makes responsible people for school building policy, planners and public in general become aware of their importance. The methodology used in this study consists on a descriptive and interpretative approach throughout: bibliographic research, collecting and analysing information about the features of the physical learning environment. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/987 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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