Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/984
Título: Pedagogia escutista como complemento à educação escolar
Autor: Granja, Sandra Filipa da Costa
Orientador: Coelho, Carlos Meireles
Palavras-chave: Escutismo
Métodos pedagógicos
Formação inicial
Preparação para a vida activa
Desenvolvimento pessoal
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O relatório Delors para a UNESCO considera que, além do tradicional aprender a conhecer, a educação deve contribuir também para o desenvolvimento integral das crianças e jovensdurante o seu percurso escolar através daquilo que designa por mais três pilares: aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Efectivamente estas três dimensões da educação têm sido secundarizadas na acção educativa, embora sobretudo no movimento da Escola Nova se tenha alargado a educação a esta dimensões. No entanto a escola tem tido muita dificuldade em sair do transmitir conhecimentos. O escutismo nasceu no auge das utopias da Escola Nova e a pedagogia escutista perdurou até hoje, tendo-se desenvolvido ao longo de um século tornando-se o mais difundido e o maior movimento educativo extra-escolar de crianças e jovens em todo o mundo em mais de 200 países. Pretende-se analisar a pedagogia escutista na óptica da «educação um tesouro a descobrir», como se diz no Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. ABSTRACT: The Delors report to the UNESCO considers that, beyond the traditional learning to know, the education should too contributes to the children and youthsintegral development during their scholar course through what its designated by more three pillars: learning to do, learning to live together and learning to be. In fact these three education dimensions have been secondary in the educational action, although mainly in the New Education movement it has been spread the education into these dimensions. However school had much difficulty on getting out of the knowledge transmit. The Scouting was born on the peak of the utopies of the New Educationand the scout pedagogy was remaining till today, and it has been developed along of one century becoming the most spread and greater extra-scholar educational movement of children and youths in all over the world in more than 200 countries. It attempts to analyse the scout pedagogy on the optics of the “Learning: the treasure within - Report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twenty-first Century”.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/984
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2008000433.pdf798.81 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.