Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/9837
Título: | Compreensão de metáforas primárias e deficiência auditiva |
Autor: | Afonso, Nádia Cristiana Pires |
Orientador: | Teixeira, António Joaquim da Silva |
Palavras-chave: | Ciências da fala e da audição Perturbações da comunicação Audição Língua portuguesa |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Motivada quer pela importância cognitiva, educacional e social da metáfora,
quer pela escassez de estudos nesta área, esta investigação tem como
principais objetivos [1] investigar a compreensão de Metáforas Primárias (MP)
verbais e não-verbais em crianças com Deficiência Auditiva de grau moderado
a severo e de grau profundo, e [2] investigar se o efeito da Deficiência Auditiva
na compreensão de MP verbais varia em função do conhecimento linguístico,
bem como [3] em função da capacidade cognitiva. O método consistiu na
aplicação de instrumentos de avaliação do conhecimento linguístico (Grelha de
Observação da Linguagem Oral), da capacidade cognitiva (Matrizes
Progressivas Coloridas) e da compreensão de MP (adaptação do Teste de
Compreensão de MP) a 5 crianças com audição normal (grupo de controlo) e a
13 com Deficiência Auditiva, das quais 7 possuem grau de severidade
moderado a severo e 6 grau profundo. Os resultados sugerem que a
Deficiência Auditiva tem efeito na compreensão de MP verbais, prejudicandoa,
mas não na compreensão das MP não-verbais. Apenas a componente
fonológica da linguagem exerce efeito, negativo, na relação entre a Deficiência
Auditiva e a compreensão de MP verbais. Não obstante, todas as
componentes linguísticas em estudo (semântica, morfossintaxe e fonologia)
exercem um efeito preditivo positivo per si na compreensão de MP verbais, ao
contrário da cognição, que não tem qualquer efeito nessa compreensão. As
conclusões desta investigação são, por um lado, que as crianças com
Deficiência Auditiva, independentemente do grau, apresentam um atraso no
desenvolvimento metafórico relativamente aos seus pares ouvintes e, por
outro, que uma intervenção terapêutica e educacional baseada na estimulação
linguística, particularmente na estimulação da competência fonológica,
apresenta-se como a área recomendável para beneficiar a compreensão de
MP verbais nestas crianças. Motivated by the cognitive, educational and social importance of the metaphor, as well as by the shortage of research in this field, the main aims of this investigation are [1] to investigate how children with moderately severe and profound Hearing Impairments understand both verbal and non-verbal Primary Metaphors (PM), and [2] to investigate whether the effect that Hearing Impairments have on the comprehension of verbal PM varies in accordance with linguistic knowledge, as well as [3] in accordance with cognitive abilities. The method consisted in using tools to evaluate linguistic knowledge (Observation Grid of Oral Language), cognitive abilities (Coloured Progressive Matrices) and comprehension of PM (an adapation of the PM Comprehension Test) among 5 children with normal hearing (control group) and 13 chidren with Hearing Impairments, of whom 7 have a moderately severe degreel of impairment and 6 have a degree of profound impairment. The results suggest that Hearing Impairments affect the comprehension of verbal PM, hampering it, but not the comprehension of non-verbal PM. Only the phonological component of language has an effect, a negative one, on the relationship between the Hearing Impairment and the comprehension of verbal PM. Nevertheless, all the linguistic components that are being studied (semantics, morphosyntax and phonology) have a predictably positive effect per si on the comprehension of verbal PM, in contrast with congition, which has no effect whatsoever on that understanding. The conclusions of this investigation are, on the one hand, that children with a Hearing Impairment, whatever its degree of Hearing Impairment, exhibit a delay in their metaphorical development in comparison with their counterparts with full hearing and, on the other hand, that a therapeutic and educational intervention based on linguistic stimulation, in particular the stimulation of phonological proficiency, is demonstrably the recommended area for enhancing the comprehension of verbal PM among these children. |
Descrição: | Mestrado em Ciências da Fala e da Audição |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9837 |
Aparece nas coleções: | DCM - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 3.52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.