Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9796
Title: | Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico |
Author: | Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Borralho, António Barbosa, Elsa Cabrita, Isabel Fonseca, Lina |
Issue Date: | Mar-2009 |
Publisher: | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Projecto Padrões |
Abstract: | Este caderno surge no âmbito do projecto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores e será o primeiro de um conjunto de dois para apoio dos professores de matemática do ensino básico. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projecto em causa reforça a perpspectiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007) que, contrariamente aos programas dos anos 90, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este primeiro caderno foca-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos de ensino. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9796 |
ISBN: | 978-989-95980-2-7 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2009) Padrões no Ensino e Aprend. da Mat.pdf | 2.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.