Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9795
Title: | Novos desafios para uma matemática criativa |
Author: | Cabrita, Isabel Almeida, Jorge Coelho, Artur Malta, Emília Vizinho, Isabel Gaspar, Jorge Pinheiro, José Nunes, Margarida Sousa, Ondina Amaral, Paulo |
Keywords: | Educação em Matemática Ensino e Aprendizagem da Matemática Ensino Básico |
Issue Date: | Jun-2011 |
Publisher: | Comissão Editorial da Universidade de Aveiro |
Abstract: | Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Aveiro aderiu às políticas de promoção do sucesso educativo a Matemática definidas pelo Ministério da Educação, designadamente as que respeitam à formação contínua em matemática para professores dos ciclos iniciais de escolaridade. Nesse âmbito, foram criados os Programas de Formação Contínua em Matemática com professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico – m@c1 e m@c2 – aglutinados, desde 2008-09, em m@c1/2. Desde a sua génese, assumiu-se que o fim último da Acão é promover a melhoria da aprendizagem da Matemática e que uma das vias prioritárias para a sua consecução é consciencializar os professores para a importância e urgência de um investimento continuado no seu próprio desenvolvimento profissional, de preferência na interação com diversos sujeitos mobilizados para essa causa comum. De entre as várias dimensões a considerar em tal desenvolvimento, destaca-se a consolidação do conhecimento matemático, didático e curricular, que se tem tentado trabalhar sempre de forma dinâmica, assumindo-se o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte et al, 2007) como pano de fundo e, mais recentemente, as Metas de Aprendizagem para a Matemática. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9795 |
ISBN: | 978-972-789-344-7 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
m@c1_2_2011.pdf | 309.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.