Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9795
Title: Novos desafios para uma matemática criativa
Author: Cabrita, Isabel
Almeida, Jorge
Coelho, Artur
Malta, Emília
Vizinho, Isabel
Gaspar, Jorge
Pinheiro, José
Nunes, Margarida
Sousa, Ondina
Amaral, Paulo
Keywords: Educação em Matemática
Ensino e Aprendizagem da Matemática
Ensino Básico
Issue Date: Jun-2011
Publisher: Comissão Editorial da Universidade de Aveiro
Abstract: Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Aveiro aderiu às políticas de promoção do sucesso educativo a Matemática definidas pelo Ministério da Educação, designadamente as que respeitam à formação contínua em matemática para professores dos ciclos iniciais de escolaridade. Nesse âmbito, foram criados os Programas de Formação Contínua em Matemática com professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico – m@c1 e m@c2 – aglutinados, desde 2008-09, em m@c1/2. Desde a sua génese, assumiu-se que o fim último da Acão é promover a melhoria da aprendizagem da Matemática e que uma das vias prioritárias para a sua consecução é consciencializar os professores para a importância e urgência de um investimento continuado no seu próprio desenvolvimento profissional, de preferência na interação com diversos sujeitos mobilizados para essa causa comum. De entre as várias dimensões a considerar em tal desenvolvimento, destaca-se a consolidação do conhecimento matemático, didático e curricular, que se tem tentado trabalhar sempre de forma dinâmica, assumindo-se o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte et al, 2007) como pano de fundo e, mais recentemente, as Metas de Aprendizagem para a Matemática.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9795
ISBN: 978-972-789-344-7
Appears in Collections:CIDTFF - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
m@c1_2_2011.pdf309.36 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.