Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9386
Título: Teoria da mente, linguagem e competências sociais em crianças ao nível pré-escolar
Autor: Rocha, Joana Antonieta Barbosa Ferreira da
Orientador: Silva, Carlos Fernandes da
Palavras-chave: Psicologia infantil
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento social
Desenvolvimento da linguagem
Competências da língua
Perturbações da fala
Educação pré-escolar
Testes de aptidão
Data de Defesa: 16-Abr-2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A compreensão dos estados mentais dos outros – Teoria da Mente (TM) – é um processo crucial no desenvolvimento cognitivo e social. A relação entre a Teoria da Mente e a Linguagem tem sido alvo de vários estudos ao longo das últimas décadas (Happé, 1995; de Villiers & Villiers, 2000; Astington, 2001; Ruffman et al., 2002; Lohmann & Tomasello, 2003; Astington & Baird, 2005; Astington & Pelletier, 2005; Farrar et al, 2009). Neste estudo avaliaram-se 229 crianças entre os 3 e os 7 anos que frequentavam jardim-de-infância. Destas 229 crianças, foram constituídos dois grupos, um constituído por crianças com desenvolvimento típico (GN) e outra por crianças com Perturbações da Fala/ Linguagem (GPFL), sendo que neste último foi ainda criado um sub-grupo de crianças com Perturbações Desenvolvimentais da Linguagem (SGPDL). Foi aplicado um teste de avaliação da TM, constituído por três sub-testes (Compreensão de falsas crenças de primeira ordem, crenças e desejos e acesso ao conhecimento) e um teste de avaliação de linguagem (T.A.L.C.) Foi também pedido aos cuidadores o preenchimento de um Questionário de Avaliação das Competências Sociais (Rydell et al., 1997). Verificou-se a existência de uma associação positiva e significativa entre a idade e a TM. Por outro lado, observou-se a presença de uma associação negativa e significativa entre a idade de início de fala e a TM. De uma forma geral, verifica-se que a TM está associada de forma positiva e estatisticamente significativa com os scores da linguagem, sendo esta relação mais forte relativamente aos aspectos relativos às Intenções comunicativas e score total de Expressão e Compreensão da linguagem. Vimos também que as crianças do SGPDL apresentaram scores inferiores ao nível da TM relativamente ao GN. Encontramos diferenças estatisticamente significativas em relação ao tempo de duração da prova de TM entre o GN e o GPFL, tendo estes últimos necessitado de maior tempo de resposta. Relativamente à associação existente entre competências sociais e TM, verificamos que não se encontrou a existência de correlações estatisticamente significativas, excepto para o factor “Altruísmo”. Pensa-se que este aspecto estará relacionado com o facto das competências de TM avaliadas neste estudo não se encontrarem associadas às questões emocionais, as quais constituem um sub-tipo de TM do tipo afectivo, mas antes do sub-tipo cognitivo. Os indivíduos GN apresentaram valores para a “Orientação Pró-Social”, “Iniciação Social” e score Total das Competências Sociais significativamente superiores às crianças do GPFL.
Understanding the mental states of others - Theory of Mind (TM) - is a crucial process in the cognitive and social development. The relationship between Theory of Mind and Language has been the subject of several studies over the last decades (Happe, 1995; Villiers & de Villiers, 2000; Astington, 2001, Ruffman et al., 2002, Lohmann & Tomasello, 2003; Astington & Baird, 2005; Astington & Pelletier, 2005, Farrar et al, 2009). Therefore, we investigated these domains in young children between 3 and 7 years (n = 229), which were divided into two groups, one consisting of typically developing children (GN) and another composed by children with speech/ language disorders (GPFL). We also considered a sub-group of children with Developmental Language Disorders (SGPDL). All children were assessed using three TM tasks, such as comprehension of first-order false beliefs, desires and beliefs, and access to knowledge; language skills, determined by the Teste de Avaliação da Linguagem na Criança– TALC; and also social skills, using the Social Competence Inventory ( Rydell et al., 1997), completed by caregivers. We found positive correlations between age and TM and a negative association between TM and the age when children began to speak. In general, it appears that TM is significantly associated with language. This relation is stronger for communicative intentions, total score of expressive and language comprehension. We also observed that SGPDL had lower scores in the TM tests compared to GN. GPFL needed more time to conclude the tests than the GN. There were none correlations between social skills and TM. The only exception was the association between TM and Altruism. These findings may in part be due to the fact that we assessed cognitive domains of TM and not affective TM. It is possible that social skills may be more related to affective areas of TM. Scores of prosocial orientation and social initiation were higher in GN than in GPFL.
Descrição: Doutoramento em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/9386
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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