Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/9093
Título: | Avaliação do Cabri-Géomètre: um estudo no 9º ano de escolaridade |
Autor: | Silva, Renata Cabrita, Isabel |
Data: | 2005 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência Nónio Século XXI |
Resumo: | A importância duma sólida educação geométrica e tecnológica tem obrigado à proliferação de inúmero software ‘educativo’, com todas as consequências nefastas que daí podem advir, algum do qual de duvidosas qualidades científicas e didácticas. Por outro lado, grande parte dos instrumentos de avaliação de software, existentes no mercado, também apresentam limitações várias – valorizam, eles próprios, as dimensões técnicas e estéticas; só são adaptados a determinado tipo de software; são, habitualmente, demasiado extensos e atribuem o mesmo peso (quantitativo) a todos os parâmetros. Nesta perspectiva, um grupo multidisciplinar de investigadores desenvolveu um Ambiente Dinâmico de Geometria Dinâmica – Cabri-Géomètre – que parece adequar-se às mais exigentes orientações curriculares para o ensino e a aprendizagem da geometria e Squires & McDougall propõem um novo paradigma que distingue o processo de análise do processo de avaliação de software assente na interacção das perspectivas do designer, do professor e dos alunos. Dada a exígua investigação sobre aquele software no 9º ano de escolaridade segundo a proposta enunciada, desenvolveu-se um estudo de caso com o propósito de analisar e avaliar a exploração do Cabri à luz do paradigma enunciado, e de inferir da resistência de tal proposta ao Cabri. Os principais resultados obtidos parecem permitir concluir que, não obstante a sua complexidade, o paradigma proposto é resistente à análise de Cabri e que o processo de avaliação confirma as hipóteses levantadas aquando do processo de análise. As situações de menor sucesso devemse mais à forma como a professora conduziu as sessões do que ao ADGD em si. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9093 |
ISBN: | 972-8746-13-05 |
Versão do Editor: | http://www.nonio.uminho.pt/challenges2005/ |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(2005) Avaliação do Cabri-Géomètre – um estudo no 9º ano de escolaridade.pdf | 154.56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.