Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9093
Título: Avaliação do Cabri-Géomètre: um estudo no 9º ano de escolaridade
Autor: Silva, Renata
Cabrita, Isabel
Data: 2005
Editora: Universidade do Minho. Centro de Competência Nónio Século XXI
Resumo: A importância duma sólida educação geométrica e tecnológica tem obrigado à proliferação de inúmero software ‘educativo’, com todas as consequências nefastas que daí podem advir, algum do qual de duvidosas qualidades científicas e didácticas. Por outro lado, grande parte dos instrumentos de avaliação de software, existentes no mercado, também apresentam limitações várias – valorizam, eles próprios, as dimensões técnicas e estéticas; só são adaptados a determinado tipo de software; são, habitualmente, demasiado extensos e atribuem o mesmo peso (quantitativo) a todos os parâmetros. Nesta perspectiva, um grupo multidisciplinar de investigadores desenvolveu um Ambiente Dinâmico de Geometria Dinâmica – Cabri-Géomètre – que parece adequar-se às mais exigentes orientações curriculares para o ensino e a aprendizagem da geometria e Squires & McDougall propõem um novo paradigma que distingue o processo de análise do processo de avaliação de software assente na interacção das perspectivas do designer, do professor e dos alunos. Dada a exígua investigação sobre aquele software no 9º ano de escolaridade segundo a proposta enunciada, desenvolveu-se um estudo de caso com o propósito de analisar e avaliar a exploração do Cabri à luz do paradigma enunciado, e de inferir da resistência de tal proposta ao Cabri. Os principais resultados obtidos parecem permitir concluir que, não obstante a sua complexidade, o paradigma proposto é resistente à análise de Cabri e que o processo de avaliação confirma as hipóteses levantadas aquando do processo de análise. As situações de menor sucesso devemse mais à forma como a professora conduziu as sessões do que ao ADGD em si.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9093
ISBN: 972-8746-13-05
Versão do Editor: http://www.nonio.uminho.pt/challenges2005/
Aparece nas coleções: CIDTFF - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2005) Avaliação do Cabri-Géomètre – um estudo no 9º ano de escolaridade.pdf154.56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.