Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9079
Title: Problemas históricos no desenvolvimento do conhecimento didáctico: um projecto de formação de professores
Author: Jorge, Fátima
Cabrita, Isabel
Paixão, Fátima
Issue Date: 2006
Publisher: Associação de Professores de Matemática
Abstract: Como é salientado por diversos autores, um ensino que promova o desenvolvimento da competência matemática do aluno requer professores com um alto nível de literacia matemática e que sejam capazes de transformar o seu conhecimento e compreensão da matemática de um modo adequado e acessível ao aluno (e.g. Abd-El-Khalick e BouJaoude, 1997, Ma, 1999, Hill e Ball, 2004). Neste quadro, a investigação tem vindo a salientar as interrelações entre conhecimento de conteúdo e conhecimento didáctico e a reclamar a relevância que a formação de professores deve dar à articulação destas duas dimensões (desde Shulman, 1986 a, por exemplo, Ball, 2000). Nesta comunicação apresenta-se um projecto de investigação no âmbito da formação inicial de professores de matemática para a escolaridade básica cujo problema consiste em compreender em que medida o desenvolvimento de um percurso de formação com foco na exploração didáctica de História da Matemática, através da resolução de problemas históricos, contribui para o desenvolvimento do conhecimento didáctico e para a promoção de práticas de ensino inovadoras. Após a contextualização do estudo, discutem-se as principais linhas orientadoras do desenvolvimento de um percurso de formação e as principais opções metodológicas. Por fim, apresentam-se exemplos da operacionalização do percurso de formação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9079
Publisher Version: http://www.eselx.ipl.pt/Eselx/%C3%81reasCient%C3%ADficas/Matem%C3%A1tica/Semin%C3%A1rioSIEM/tabid/316/Default.aspx
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.