Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJorge, Fátimapt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.contributor.authorPaixão, Fátimapt
dc.date.accessioned2012-09-25T08:16:08Z-
dc.date.available2012-09-25T08:16:08Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9079-
dc.description.abstractComo é salientado por diversos autores, um ensino que promova o desenvolvimento da competência matemática do aluno requer professores com um alto nível de literacia matemática e que sejam capazes de transformar o seu conhecimento e compreensão da matemática de um modo adequado e acessível ao aluno (e.g. Abd-El-Khalick e BouJaoude, 1997, Ma, 1999, Hill e Ball, 2004). Neste quadro, a investigação tem vindo a salientar as interrelações entre conhecimento de conteúdo e conhecimento didáctico e a reclamar a relevância que a formação de professores deve dar à articulação destas duas dimensões (desde Shulman, 1986 a, por exemplo, Ball, 2000). Nesta comunicação apresenta-se um projecto de investigação no âmbito da formação inicial de professores de matemática para a escolaridade básica cujo problema consiste em compreender em que medida o desenvolvimento de um percurso de formação com foco na exploração didáctica de História da Matemática, através da resolução de problemas históricos, contribui para o desenvolvimento do conhecimento didáctico e para a promoção de práticas de ensino inovadoras. Após a contextualização do estudo, discutem-se as principais linhas orientadoras do desenvolvimento de um percurso de formação e as principais opções metodológicas. Por fim, apresentam-se exemplos da operacionalização do percurso de formação.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleProblemas históricos no desenvolvimento do conhecimento didáctico: um projecto de formação de professorespt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date13-14 novembro, 2006pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.titleActas do XVII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/Eselx/%C3%81reasCient%C3%ADficas/Matem%C3%A1tica/Semin%C3%A1rioSIEM/tabid/316/Default.aspxpt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.