Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9079
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jorge, Fátima | pt |
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt |
dc.contributor.author | Paixão, Fátima | pt |
dc.date.accessioned | 2012-09-25T08:16:08Z | - |
dc.date.available | 2012-09-25T08:16:08Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/9079 | - |
dc.description.abstract | Como é salientado por diversos autores, um ensino que promova o desenvolvimento da competência matemática do aluno requer professores com um alto nível de literacia matemática e que sejam capazes de transformar o seu conhecimento e compreensão da matemática de um modo adequado e acessível ao aluno (e.g. Abd-El-Khalick e BouJaoude, 1997, Ma, 1999, Hill e Ball, 2004). Neste quadro, a investigação tem vindo a salientar as interrelações entre conhecimento de conteúdo e conhecimento didáctico e a reclamar a relevância que a formação de professores deve dar à articulação destas duas dimensões (desde Shulman, 1986 a, por exemplo, Ball, 2000). Nesta comunicação apresenta-se um projecto de investigação no âmbito da formação inicial de professores de matemática para a escolaridade básica cujo problema consiste em compreender em que medida o desenvolvimento de um percurso de formação com foco na exploração didáctica de História da Matemática, através da resolução de problemas históricos, contribui para o desenvolvimento do conhecimento didáctico e para a promoção de práticas de ensino inovadoras. Após a contextualização do estudo, discutem-se as principais linhas orientadoras do desenvolvimento de um percurso de formação e as principais opções metodológicas. Por fim, apresentam-se exemplos da operacionalização do percurso de formação. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Problemas históricos no desenvolvimento do conhecimento didáctico: um projecto de formação de professores | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 13-14 novembro, 2006 | pt |
ua.event.type | conference | pt |
degois.publication.title | Actas do XVII Seminário de Investigação em Educação Matemática | pt |
dc.relation.publisherversion | http://www.eselx.ipl.pt/Eselx/%C3%81reasCient%C3%ADficas/Matem%C3%A1tica/Semin%C3%A1rioSIEM/tabid/316/Default.aspx | pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2006) Problemas históricos no desenvolvimento do conhecimento didáctico – um projecto de formação de professores.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.