Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9066
Título: Voar até ao comboio dos segredos: a construção de significados partilhados no desenvolvimento do pensamento musical em crianças do 1º ciclo do EB
Autor: Veloso, Ana Luísa Setas
Orientador: Carvalho, Sara
Mota, Graça
Palavras-chave: Educação musical
Desenvolvimento das crianças: Ensino básico 1º ciclo
Composição musical
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho pretende ser uma contribuição para o estudo do desenvolvimento do pensamento musical em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este tema foi analisado a partir dos processos através dos quais as crianças constroem significados quando estão envolvidas em atividades relacionadas com a composição musical. Esta análise foi produzida a partir de três eixos teóricos fundamentais: A corrente enativa do embodiment, a teoria das emoções e sentimentos de António Damásio, e a Psicologia Cultural. O projeto foi desenvolvido a partir de um estudo longitudinal em que a professora/investigadora, através de vários ciclos de investigação-ação acompanhou o percurso de 72 crianças entre o seu primeiro e terceiro ano de escolaridade, numa escola do 1º Ciclo do Norte de Portugal Os dados foram obtidos a partir da observação participante em sala de aula, notas de campo, gravações áudio e vídeo, conversas exploratórias e diálogos, um questionário/reflexão e self-reports. A análise e interpretação dos dados sugere que atividades relacionadas com a composição musical em pequenos e grandes grupos, quando abordada a partir de temas intimamente ligados aos mundos das crianças, se pode transformar numa plataforma de diálogo baseada em processos emocionais profundos onde as crianças encontram inúmeras oportunidades não só para desenvolver o seu pensamento musical, como também para reconstruir as suas identidades musicais, pessoais e sociais.
This work is a contribution to the study of the development of children’s musical thinking in the context of primary school. This topic was analyzed taking into account the processes by which children create meaning when they are involved in activities related to music composition. This analysis was based upon three major theoretical axes: The enactive approach to embodiment, António Damásio’s theory of emotions and feelings and cultural psychology. The project was developed in a longitudinal design in which the teacher/ researcher, through an action research methodological approach, followed the musical development of 72 children between their first and third grade, in a primary school in the North of Portugal. Data was gathered from participant observation in the classroom, field notes, audio and video recordings, exploratory conversations and dialogues, a reflexive questionnaire and self-reports. Analysis and interpretation of data suggests that musical composition activities in small and large groups, when approached from the point of view of children’s’ worlds, can become a platform for dialogue based on deep emotional processes where children find several opportunities to develop not only their musical thinking, but also their personal, social and musical identities.
Descrição: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/9066
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Doutoramento Ana Luísa Veloso.pdf4.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.