Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/7263
Título: O Princípio Responsabilidade e(m) Educação Ambiental
Autor: Pedro, A.
Maricato, R.
Palavras-chave: Responsabilidade
Ética
Educação ambiental
Data: 2008
Resumo: O desenvolvimento industrial e tecnológico associado ao progresso económico, apesar de ter contribuído para o crescimento e evolução das sociedades, também tem colaborado na destruição crescente do ambiente de que são exemplo a poluição do ar e da água, a destruição do património florestal, a escassez de recursos, a extinção de espécies animais e vegetais e o aquecimento global. Este é um cenário que se tem vindo a agravar, particularmente a partir da II Guerra Mundial. Este cenário de crise ambiental em que estamos instalados tem levado a que alguns pensadores se debrucem sobre as questões ambientais e a necessidade de reflectir sobre a responsabilidade da humanidade na sua resolução. Um destes pensadores é o filósofo Hans Jonas que definiu um conjunto de reflexões éticas face aos desenvolvimentos tecnológicos que se fariam sentir na sociedade dos anos 1970, alertando para o facto de as descobertas da ciência e da técnica alterarem a relação que o ser humano estabelece com a natureza de forma a condicionarem a sua própria sobrevivência. O seu objectivo principal consistia na renovação da ética tradicional de cariz essencialmente Kantiano (deixar para trás a moral do passado), na procura de uma ética para o futuro que contemplasse a transformação do agir dos seres humanos na sua relação com a técnica e que pudesse responder às exigências da sociedade já no presente. Insistia, ainda, na necessidade de os seres humanos agirem colectivamente de modo a que os efeitos da sua acção fossem compatíveis com a permanência da vida humana no nosso planeta e que os efeitos dessa acção não fossem aniquiladores da vida futura. Este princípio de responsabilidade associa-se à necessidade da promoção de uma Educação Ambiental, a qual, como procuraremos demonstrar ao longo deste artigo, poderá tornar-se num trunfo marcante para formar a sociedade a este respeito.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10773/7263
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