Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/5619
Title: | Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial |
Author: | Pinheiro, Margarida M. Sarrico, Cláudia S. Santiago, Rui Armando Gomes |
Keywords: | Ensino superior PBL Motivação Desempenho |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | CIEd - Universidade do Minho |
Abstract: | No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/5619 |
ISSN: | 0871-9187 |
Publisher Version: | http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php/script_sci_serial/pid_0871-9187/lng_pt/nrm_iso |
Appears in Collections: | ISCA-UA - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
7_RPE_v24n1a07.pdf | Documento principal | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.