Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/5619
Title: Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial
Author: Pinheiro, Margarida M.
Sarrico, Cláudia S.
Santiago, Rui Armando Gomes
Keywords: Ensino superior
PBL
Motivação
Desempenho
Issue Date: 2011
Publisher: CIEd - Universidade do Minho
Abstract: No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/5619
ISSN: 0871-9187
Publisher Version: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php/script_sci_serial/pid_0871-9187/lng_pt/nrm_iso
Appears in Collections:ISCA-UA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7_RPE_v24n1a07.pdfDocumento principal1.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.