Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/4988
Título: Indisciplina em contexto educativo
Autor: Lopes, Elza Maria Barbosa Lobo
Orientador: Portugal, Maria Gabriela Correia de Castro
Palavras-chave: Psicologia da educação
Disciplina
Gestão da sala de aula - Estudos de caso
Relações professor-aluno
Relações escola-família
Relações escola-comunidade
Sociologia da educação
Ensino básico
Data de Defesa: 2006
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A questão da indisciplina sendo um fenómeno de grande eco social, provoca preocupação nos diferentes intervenientes no processo educativo, em especial nos professores, por serem directamente afectados pelos seus efeitos. Assim, o objecto principal deste estudo é o conhecimento das representações que os professores têm acerca da indisciplina em contexto educativo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, privilegiando a recolha de dados sob a forma de discurso oral, e nesse sentido recorremos à entrevista como técnica principal. Entrevistámos catorze professores de duas turmas do 5º ano de escolaridade, onde existia um maior número de alunos com problemas de indisciplina. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu conhecer as representações dos professores sobre a indisciplina em contexto educativo, representações que foram confrontadas com informações recolhidas em documentos da escola.
The indiscipline is a phenomena with great social relevance that worries the different intervenient on the educative process, particularly teachers, as they are directly affected by her. The aim of this study is the knowledge of teacher’s representations about indiscipline in an educative setting. From a methodological point of view, this is an exploratory study, of qualitative on nature, in which was given a greater importance to oral speech data recollection, using the interview has the main technique. Fourteen teachers from 5th grade were interviewed, because this was the school level with major problems of indiscipline. The data analysis was made through a content analysis technique. The data analysis allowed the knowledge of teacher’s representations about indiscipline in educative setting. Those representations were compared with information from school documents.
Descrição: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4988
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
206585.pdf786.49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.