Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/4925
Título: A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística
Autor: Pizarro, José Manuel
Orientador: Santana, Silvina
Costa, Carlos
Palavras-chave: Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo
Indústria do turismo - Tecnologias da informação
Actividades turísticas
Agências de viagens
Operadores turísticos
Data de Defesa: 2005
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O objecto deste trabalho é estudar o impacto das tecnologias de informação e comunicação no processo de distribuição turística, dando particular relevo ao papel e à situação das agências de viagens, operadores turísticos e sistemas de distribuição global. A primeira parte, investiga o problema do ponto de vista teórico, relevando, desde logo, a importância das tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, no processo de distribuição turística. A segunda parte, a investigação empírica, procura, com base num questionário enviado para a totalidade das agências de viagens, operadores turísticos e sistemas de distribuição global da zona norte, avaliar a opinião dos intervenientes relativamente às novas tecnologias e às repercussões que a sua adopção poderão ter neste sector de actividade. Com o trabalho de campo procura-se averiguar qual é, neste momento, a avaliação que estas fazem da situação actual, procurando indagar igualmente quais as estratégias que as agências de viagens, os operadores turísticos e os sistemas de distribuição global estão a adoptar para enfrentar os problemas do presente e aqueles que poderão colocar-se no futuro.
The present dissertation focuses the importance of the Information and Communication Technologies in the distribution process of the tourism sector, focusing specially the paper and situation of the travel agencies, tour operators and global distribution systems. The first part deals conceptually with the subject, trying to determine the importance of the new information and communication technologies, especially Internet, and the influence they have in the tourism distribution process. The second part, the empirical investigation, concerns about the adaptation and realisation of a questionnaire send to all travel agencies, tour operators and global distribution systems situated on north zone, to determine their opinions regarding the adoption of the new technologies and the repercussions they might have or not in the distribution process. This fieldwork tries to determine wich is the present situation, trying to find wich are the strategies that travel agencies, tour operators and global distribution systems are adopting to face the present problems and those wich can appear in the future.
Descrição: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/4925
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
206076.pdf1.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.