Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/4707
Título: A internet na construção de conhecimento didáctico
Autor: Cruz, Teresa Maria Bettencourt da
Orientador: Chagas, Isabel
Marques, Luís
Palavras-chave: Didáctica
Tecnologia da educação
Data de Defesa: 2006
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar o modo como a Internet, nas suas vertentes de fonte de informação e meio de comunicação, pode contribuir para a construção do conhecimento didáctico de alunos futuros professores de Biologia (AFPB). Os aspectos do conhecimento didáctico em análise prenderam-se com a reestruturação das concepções de ensino que os AFPB denotam possuir e com a ligação que conseguem estabelecer entre os conhecimentos teóricos do âmbito da didáctica e a prática da sala de aula. O estudo sustentou-se na Teoria de Desenvolvimento Sociocultural de Vygotsky, considerando que as interacções sociais estabelecidas pelos AFPB via Internet, tanto em actividades de pesquisa, como pela conversação no seio duma comunidade de aprendizagem (através duma lista de discussão) poderiam contribuir e facilitar o processo de construção do conhecimento didáctico. Foi criado um sítio dedicado, o Bionet, e uma lista de discussão, a bionet_list. Durante o primeiro semestre do ano lectivo 1999/2000, no âmbito das aulas práticas da disciplina de Didáctica da Biologia, do 4º ano da licenciatura em Ensino de Biologia/Geologia da Universidade de Aveiro, 32 AFPB consultaram o Bionet e recorreram à lista de discussão com o objectivo de encontrar informação relevante para a elaboração de planificações didácticas. O estudo seguiu os aspectos metodológicos duma investigação qualitativa e interpretativa. Os dados foram recolhidos através dos percursos de navegação no sítio Bionet, de todas as mensagens de correio electrónico enviadas e recebidas na lista de discussão, de três planificações elaboradas pelos alunos envolvidos ao longo dum semestre lectivo, de 6 questionários e de entrevistas efectuadas a 5 AFPB. Da análise de conteúdo a que os dados foram submetidos e da interpretação efectuada, o estudo vem revelar que as interacções sociais estabelecidas no Bionet (i) contribuíram para que os alunos envolvidos confrontassem e reestruturassem as concepções de ensino inicialmente manifestadas, (ii) facilitaram o planeamento de estratégias de ensino mais consonantes com dados provenientes da investigação na área da didáctica das Ciências. Na sua globalidade, os resultados obtidos aportaram esclarecimentos sobre o modo como o processo de construção de conhecimento didáctico se desenvolve.
The purpose of this study was to investigate the way Internet, as a communication media and as an information resource, contributes for the development of didactic knowledge of biology students, future secondary school teachers. The topics under research were related to the students' teaching conceptions and the relationship between theoretical issues and classroom practices. Based upon Vygotsky Sociocultural Development Theory, we have considered that the social interactions made by the students future biology teachers within a learning community and their searching activities in the Internet will contribute to enhance the didactic knowledge construction. It was a qualitative and interpretative study in which, during one semester (twelve weeks), 32 biology students, future teachers, have developed three lesson plans. These plans were designed and improved from information selected from a website (the Bionet) and an electronic mailing list (the bionet_list), both specially built up for this purpose. Students' teaching conceptions were identified before and after the use of Bionet for later comparison. More data were collected through six questionnaires, log files with web navigation, emails and interviews to 5 students. The analysis of the results revealed that there was a positive impact of the Internet on the progress of the biology student teachers and brought insights about the process of the development of didactic knowledge.
Descrição: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/4707
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
207871.pdf2.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.