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http://hdl.handle.net/10773/4607
Título: | Integração normativa na gestão da qualidade: um estudo de caso |
Autor: | Marques, Agnelo da Silva |
Orientador: | Gouveia, Joaquim José Borges |
Palavras-chave: | Gestão da qualidade Certificação de qualidade - Normas Gestão de empresas |
Data de Defesa: | 2005 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A qualidade, conceito abrangente da gestão empresarial, é ainda vista nas
organizações como de impacto ténue. Sendo as normas um elemento do
equilíbrio social, elas mostram-se de cada vez mais presentes na gestão
global das empresas. Uma cultura normativa pode determinar o nível de
competitividade. Sendo, esta sim, conceito nuclear das empresas, parece
que o caminho assenta na normalização sistémica a que as organizações
voluntariamente aderem, impulsionadas, em regra, pela gestão da
qualidade, a que crescentemente vão integrando outros sistemas (gestão
ambiental, gestão da higiene e segurança, entre outros sectoriais). Não se
conhecendo produção bibliográfica relevante sobre o tema, pretende esta
dissertação, por via exploratória, analisar a actual dinâmica no que se refere
ao Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2000) e à a sua
compatibilidade normativa (integração) com outros referenciais. Procura
também discernir sobre quais os factores que conduzem as empresas à
adesão a uma norma e, dominado esse caminho, porque se abalançam
para sistemas integrados e em que medida interferem na competitividade
das empresas. Contempla esta dissertação uma parte empírica assente em
case study, relevando o modo como a empresa Saint-Gobain Mondego,
S.A. implementou sistemas por diferentes referenciais normativos e os
integrou nos seus planos da gestão da qualidade (certificada). The quality, a large concept of the enterprise management, is still seen in the organizations as of low impact. Being the standards an element of the social balance, they are presenting more and more in the global management of the companies. A normative culture can determine the competitiveness level. Being a nuclear concept of the companies, it seems that the way seats in the systemic normalization the one that the organizations adhere in a voluntary away, stimulated, in rule, by quality management. Above that, they increasingly go integrating other systems (environmental management, occupational health and safety management, among other specific ones). It is not known any relevant bibliographical production about this subject. The aim of this study is to analyze, in an exploratory away, the current dynamic referred to the Quality Management System (ISO 9001:2000), as well its normative compatibility (integration) with other standards. It also intended to discern on which are the factors that the companies lead to the adhesion to a specific standard and, guaranteed this way, why they search an integrated system and in what away that touch with the competitiveness of the companies. For this intent, a case study research was conducted over the company Saint-Gobain Mondego, S.A.. Supported by a literature review, the study searches how they have implemented their systems through different normative standards and how they have integrated it in their plans of the quality management (certified). |
Descrição: | Mestrado em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4607 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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