Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/41888
Título: | Questionamento dos alunos em aulas de Biologia com orientação CTSA |
Autor: | Marques, Bruna Daniela da Costa |
Orientador: | Almeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria de |
Palavras-chave: | Questionamento Perguntas dos estudantes Perguntas do professor Ciência Tecnologia Sociedade Ambiente CTSA Ensino secundário |
Data de Defesa: | 22-Dez-2011 |
Resumo: | A educação em ciência exige a utilização de estratégias de ensino e de aprendizagem que integrem dimensões diversificadas. Neste trabalho de investigação centramo-nos em aulas concebidas de acordo com uma orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA).
O presente estudo foi realizado na Escola Secundária de Estarreja, local onde decorreu a prática de ensino supervisionada, e pretende comparar os perfis de questionamento de estudantes de Biologia e do seu professor em aulas com orientação CTSA, com os perfis de questionamento amplamente descritos na literatura, e frequentemente associados a aulas tradicionais.
Esta investigação tem uma natureza qualitativa do tipo naturalista – etnográfica. Foram observadas cinco aulas de uma turma de Biologia do 10º ano e foram recolhidas e analisadas todas as perguntas orais do professor, e todas as perguntas orais e escritas dos estudantes.
Os resultados revelam que nestas aulas o número de perguntas formuladas pelo professor corrobora o que é descrito na literatura, ao contrário do que acontece no questionamento dos alunos, pois os alunos fazem mais perguntas comparando com estudos feitos anteriormente. Assim, poder-se-á afirmar que em aulas com orientação CTSA os alunos formulam mais perguntas, contudo os resultados referentes ao nível cognitivo e função comunicativa são semelhantes aos descritos na literatura. Science education requires the use of instruction and learning strategies that integrate diverse dimensions. In this research work, we focused on classes designed according to a Science-Technology – Society – Environment approach (STSE). The present study was conducted in the Secondary School where the researcher held the supervised teaching practice. This study aimed to compare Biology student and teacher questioning profiles performed on STSE classes, with questioning profiles widely described by literature, and often associated with traditional classes. A qualitative research methodology of the naturalist-ethnographic type was used. The researcher observed 2 practical classes and Y lectures of a 10th grade Biology class. Teacher’s oral questions and students’ oral and written questions, raised in different contexts (lectures and practical classes) were collected and analyzed. Results demonstrate that, on these classes, the number of questions asked by the teacher confirms what is described by the literature. On the other hand, when compared with earlier studies, students raised more questions in STSE classes. However, the cognitive level and the communication function of these questions are similar to those described in the literature. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41888 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento_Bruna_Marques.pdf | 4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.