Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41632
Title: Formar para ensinar a língua materna no século XXI
Author: Sá, Cristina Manuela
Keywords: Ensino da língua materna
Educação para a cidadania
Ensino básico - Formação de professores
Issue Date: Apr-2024
Publisher: UA Editora
Abstract: Ensinar a língua materna na atualidade passa certamente por desenvolver nos alunos competências em comunicação oral e escrita, contemplando as vertentes da compreensão e da expressão, mas ultrapassa largamente essas finalidades. Por um lado, o atual sistema educativo caracteriza-se pela flexibilidade curricular – balizada por documentos como o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (Martins et al., 2027) e as Aprendizagens essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018). Por conseguinte, não faz sentido separar as áreas curriculares umas das outras, muito menos tratando-se do Português, que forçosamente está presente no processo de ensino e aprendizagem de todas as outras áreas curriculares, já que este envolve a participação em situações de comunicação oral e escrita. Daí falar-se de transversalidade da língua materna. Por outro lado, a abordagem transversal do ensino e aprendizagem da língua materna pode ser um contributo fundamental para a promoção de uma educação para a cidadania global e a sustentabilidade, essencial para formar os cidadãos críticos e interventivos de que a conturbada sociedade do século XXI tanto precisa. Nesta obra, discutimos uma forma de pôr em ação estes princípios na formação de futuros professores de Português, num contexto de Ensino Superior, para que estes, mais tarde, procedam de forma similar com os seus alunos noutros níveis de escolaridade, particularmente no Ensino Básico.
Enseñar la lengua materna supone obrigatoriamente el desarrollo de competencias en comunicación oral y escrita en el alumnado, considerando la compreensión y l’espresión mas superando largamente estas finalidades. De un lado, el atual sistema educativo se caracteriza pela flexibilidad curricular definida por documientos cómo el Perfil del alumnado al final de la escolaridad obrigatória (Martins e t a l., 2 027) y l os Aprendizajes esentiales (Direção-Geral da Educação, 2018). En consecuencia, no es posible separar las areas curriculares unas de las otras y muito menos en se tratando de la lengua materna que es presente en lo processo de enseñanza y aprendizaje de todas ellas que involve maestros y alumnos en situaciones de comunicación oral y escrita. Asi se habla de transversalidad de la lengua materna. De outro lado, acercarse de forma transversal la enseñanza y lo aprendizaje de la lengua materna puede ser un contributo fundamental para la promoción de una educación para la ciudadania global y la sostenibilidad esencial para formar los ciudadanos criticos y interventivo de los quales la sociedad del siglo XXI tanto carece. En esta obra discutimos una forma de poner en acción estes principios en la formación de maestros de lengua materna en la universidad, para que mas luego estos hagan lo mismo con su alumnado en otros niveles de escolaridad, especialmente en la Enseñanza Básica.
Teaching the mother tongue at present aims inevitably to develop in the students competences in oral and written communication, considering both comprehension and expression, but the process goes far beyond these aims. On one hand, today’s educational system is based on curricular flexibility – defined by documents such as the Students’ profile after mandatory education (Martins et al., 2017) and Essential competences (Direção-Geral da Educação, 2018). Consequently, it is inadequate to separate the curricular areas from one another and even less for the one concerning the process of teaching and learning the mother tongue which is present in the process of teaching and learningit in all the curricular areas since it supposes taking part in situations involving oral and written communication. Therefore the mother tongue is seen as transversal. On the other hand, the transversal approach of the process of teaching and learning the mother tongue may contribute to the promotion of an education for global citizenship and sustainability, essential to generate the critical and interventive citizens the 21st century society much needs. This text discusses a way of enacting these principles in the training of future teachers of the mother tongue in Higher Education, in order that they do the same with their students, especially in Basic Education.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41632
DOI: 10.48528/en3k-qj58
ISBN: 978-972-789-913-5
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