Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt_PT
dc.date.accessioned2024-04-19T10:09:24Z-
dc.date.available2024-04-19T10:09:24Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.isbn978-972-789-913-5pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/41632-
dc.description.abstractEnsinar a língua materna na atualidade passa certamente por desenvolver nos alunos competências em comunicação oral e escrita, contemplando as vertentes da compreensão e da expressão, mas ultrapassa largamente essas finalidades. Por um lado, o atual sistema educativo caracteriza-se pela flexibilidade curricular – balizada por documentos como o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (Martins et al., 2027) e as Aprendizagens essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018). Por conseguinte, não faz sentido separar as áreas curriculares umas das outras, muito menos tratando-se do Português, que forçosamente está presente no processo de ensino e aprendizagem de todas as outras áreas curriculares, já que este envolve a participação em situações de comunicação oral e escrita. Daí falar-se de transversalidade da língua materna. Por outro lado, a abordagem transversal do ensino e aprendizagem da língua materna pode ser um contributo fundamental para a promoção de uma educação para a cidadania global e a sustentabilidade, essencial para formar os cidadãos críticos e interventivos de que a conturbada sociedade do século XXI tanto precisa. Nesta obra, discutimos uma forma de pôr em ação estes princípios na formação de futuros professores de Português, num contexto de Ensino Superior, para que estes, mais tarde, procedam de forma similar com os seus alunos noutros níveis de escolaridade, particularmente no Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractEnseñar la lengua materna supone obrigatoriamente el desarrollo de competencias en comunicación oral y escrita en el alumnado, considerando la compreensión y l’espresión mas superando largamente estas finalidades. De un lado, el atual sistema educativo se caracteriza pela flexibilidad curricular definida por documientos cómo el Perfil del alumnado al final de la escolaridad obrigatória (Martins e t a l., 2 027) y l os Aprendizajes esentiales (Direção-Geral da Educação, 2018). En consecuencia, no es posible separar las areas curriculares unas de las otras y muito menos en se tratando de la lengua materna que es presente en lo processo de enseñanza y aprendizaje de todas ellas que involve maestros y alumnos en situaciones de comunicación oral y escrita. Asi se habla de transversalidad de la lengua materna. De outro lado, acercarse de forma transversal la enseñanza y lo aprendizaje de la lengua materna puede ser un contributo fundamental para la promoción de una educación para la ciudadania global y la sostenibilidad esencial para formar los ciudadanos criticos y interventivo de los quales la sociedad del siglo XXI tanto carece. En esta obra discutimos una forma de poner en acción estes principios en la formación de maestros de lengua materna en la universidad, para que mas luego estos hagan lo mismo con su alumnado en otros niveles de escolaridad, especialmente en la Enseñanza Básica.pt_PT
dc.description.abstractTeaching the mother tongue at present aims inevitably to develop in the students competences in oral and written communication, considering both comprehension and expression, but the process goes far beyond these aims. On one hand, today’s educational system is based on curricular flexibility – defined by documents such as the Students’ profile after mandatory education (Martins et al., 2017) and Essential competences (Direção-Geral da Educação, 2018). Consequently, it is inadequate to separate the curricular areas from one another and even less for the one concerning the process of teaching and learning the mother tongue which is present in the process of teaching and learningit in all the curricular areas since it supposes taking part in situations involving oral and written communication. Therefore the mother tongue is seen as transversal. On the other hand, the transversal approach of the process of teaching and learning the mother tongue may contribute to the promotion of an education for global citizenship and sustainability, essential to generate the critical and interventive citizens the 21st century society much needs. This text discusses a way of enacting these principles in the training of future teachers of the mother tongue in Higher Education, in order that they do the same with their students, especially in Basic Education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00194%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da língua maternapt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectEnsino básico - Formação de professorespt_PT
dc.titleFormar para ensinar a língua materna no século XXIpt_PT
dc.typebookpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
dc.identifier.doi10.48528/en3k-qj58pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Livro
DEP - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CadernosDidaticos12.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.