Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41605
Title: Perspectiva integrada de educação em ciências: Percepções de alunos, professores e pais
Other Titles: Integrated perspective of science education: Students’, teachers’ and parents’ perceptions
Author: Rodrigues, Ana V.
Oliveira, Diana
Souza, Vanessa
Piacentini, Valentina
Keywords: Educação formal e não formal
Perspectiva integrada de educação em ciências
Centros de ciência
Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos)
1.º Ciclo do Ensino Básico (6 a 10 anos)
Issue Date: Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Abstract: O Centro Integrado de Educação em Ciências – Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha (Portugal), resulta da colaboração entre o poder político local, a Universidade de Aveiro e a comunidade escolar. Trata-se de um centro de ciência que vive dentro de uma escola, alicerçado em temas locais e aberto à comunidade. É um exemplo pioneiro da concretização de uma perspectiva integrada de educação em ciências, articulando investigação em educação, formação inicial e contínua de professores e educação formal e não formal de ciências, desde 2013. Com a finalidade de identificar os possíveis contributos desta perspectiva para a promoção do ensino das ciências desde os primeiros anos de idade, coletaram-se dados através de inquéritos por questionário a 18 educadores/professores, 441 alunos e 106 pais/encarregados da educação; e, também, por entrevista a 17 educadores/professores e 5 monitores. Recorreu-se à análise estatística descritiva e de conteúdo para as respostas fechadas e abertas, respectivamente. Os resultados evidenciaram que os diferentes atores envolvidos têm percepções muito positivas sobre as práticas de ensino, as aprendizagens desenvolvidas e o gosto pelas ciências em contexto formal e não formal. O estudo evidencia as potencialidades da operacionalização da perspectiva integrada de educação em ciências, podendo inspirar outros contextos educativos, nomeadamente pelo seu contributo para a promoção da literacia científica desde os primeiros anos de idade e ao longo da vida.
The Centro Integrado de Educação em Ciências – Escola Ciência Viva in Vila Nova da Barquinha (Portugal), results from a collaboration between the local authority, the University of Aveiro and the school community. It is a science center inside a school, based on local features and open to the community. It is a pioneering example of the implementation of an integrated perspective of science education, connecting research in education, pre-service and in-service teacher education and formal and non-formal science education, since 2013. In order to identify the contribution of this perspective to the promotion of the science teaching from a young age, data were collected through questionnaires given to 18 educators/teachers, 441 students and 106 parents or guardians; and through interviews with 17 educators/teachers and 5 monitors. Descriptive statistics and content analysis was performed on closed-ended and open-ended answers, respectively. The results showed that the different participants have very positive perceptions of teaching practices, learning and the taste for science (in formal and non-formal contexts). This study highlights the potential of the implementation of the integrated perspective of science education, which can inspire other educational contexts, namely through its contribution to the promotion of scientific literacy from a young age and lifelong.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/41605
DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p136
Publisher Version: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2944
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2944-Texto do artigo-7560-1-10-20221228.pdf512.67 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.