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Título: Validação de processo de aprovação de peça de produção (PPAP) de fornecedores
Outros títulos: Validation of supplier production part approval process (PPAP)
Autor: Leite, João Miguel Guedes Correia
Orientador: Tavares, Sérgio Manuel Oliveira
Correia, Donzilia
Palavras-chave: Sistema de gestão da qualidade
Indústria automóvel
APQP (planeamento avançado da qualidade do produto)
PPAP (processo de aprovação de peças de produção)
PSW (certificado de submissão da peça)
Data de Defesa: 17-Jul-2023
Resumo: O Processo de Aprovação de Peças de Produção (PPAP) é um processo frequentemente utilizado em várias indústrias, incluindo automóvel e aeroespacial para a aprovação de peças fabricadas internamente ou por fornecedores. Como ferramenta aplicada no controlo de qualidade de uma empresa, o Processo de Aprovação de Peças para Produção estabelece os requisitos necessários para a aprovação de determinada peça antes do início do processo de produção, garantindo desta forma o cumprimento dos requisitos definidos pelo cliente para o produto. Este estudo tem como principal objetivo o aprofundamento do PPAP, nomeadamente na interpretação e avaliação dos seus requisitos, conhecimento dos recursos que os mesmos exigem e na análise da sua aplicabilidade nos processos de controlo de qualidade nas práticas atuais da empresa Faurecia, Assentos de Automóvel, Lda. Esta empresa faz parte do grupo Forvia, sendo um líderes mundiais no desenvolvimento, fabrico e comercialização de componentes para fabricantes de automóveis, como bancos, sistemas de interiores e tecnologias de controlo de emissões. Com as conclusões retiradas deste trabalho, adquiriu-se uma perspetiva do sistema de gestão e controlo de qualidade, num ambiente industrial e do panorama global da relação entre a Faurecia e os seus fornecedores, no que diz respeito à gestão documental e ao cumprimento dos requisitos do PPAP.
The Production Part Approval Process (PPAP) is a process often used in various industries, including automotive and aerospace for the approval of parts manufactured in-house or by suppliers. As a tool applied in a company’s quality control, the Production Part Approval Process establishes the necessary requirements for the approval of a certain part before the production process begins, thus ensuring that the requirements defined by the customer for the product are met. This study has as main objective the deepening of the PPAP, namely in the interpretation and evaluation of their requirements, knowledge of the resources that they require and analysis of its applicability in the processes of quality control in the current practices of the company Faurecia, Car Seats, Ltd. This company is part of the Forvia group, being a world leader in the development, manufacture and marketing of components for car manufacturers, such as seats, interior systems and emission control technologies. With the conclusions drawn from this work, an insight has been gained into the quality management and control system in an industrial environment and the overall picture of the relationship between Faurecia and its suppliers with regard to document management and compliance with PPAP requirements.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41535
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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