Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/41287
Título: | Educação interdisciplinar no 1º CEB: aprendizagens baseadas no contexto mediadas pela aplicação EduCITY |
Autor: | Carneiro, Ana Rita Ferreira |
Orientador: | Carlos, Vânia |
Palavras-chave: | Educação interdisciplinar Educação para o desenvolvimento sustentável Trabalho colaborativo Jogos lúdico didáticos Aprendizagem baseada no contexto Mobile learning |
Data de Defesa: | 14-Dez-2023 |
Resumo: | A educação deve permitir a formação de cidadãos críticos e competentes, que
exerçam uma cidadania ativa, responsável e consciente. Neste sentido, é
essencial apoiar os alunos a estabelecer ligações entre as diversas áreas do
conhecimento, com o objetivo de desenvolver várias capacidades, abrangendo
aspetos cognitivos, sociais e de autoaprendizagem. Essa abordagem
possibilita estimular os alunos a realizarem novas tarefas, de forma
colaborativa e/ou individual, em contextos reais e/ou realistas.
Diante disso, o principal objetivo deste estudo é analisar se as aprendizagens
baseadas no contexto, particularmente na cidade de Aveiro, podem fomentar a
interdisciplinaridade. Para isso, foram organizadas e realizadas doze
intervenções, envolvendo uma turma composta por dezanove alunos numa
instituição de ensino do distrito de Aveiro.
Este estudo adotou a metodologia Design-Based Research (DBR) já que o
trabalho desenvolvido em torno do guião didático (GD) foi realizado em
colaboração com os estudantes, e a essência do DBR é precisamente essa,
considerar todos como parte da equipa. Além disso, a base teórica dessa
abordagem direciona a elaboração de uma proposta prática que é
constantemente analisada em relação aos resultados, com o objetivo de ser
continuamente aprimorada.
Na recolha de dados utilizaram-se recursos como gráficos em barras,
wordclouds, instrumentos de avaliação das motivações do grupo, pesquisas e
brainstormings. A análise desse material permitiu identificar o desenvolvimento
pessoal e das aprendizagens dos alunos, em relação às atividades que
incorporaram essa metodologia.
Os objetivos gerais foram alcançados e a interdisciplinaridade revelou-se uma
necessidade e um desafio. O projeto promoveu uma aprendizagem mais
significativa, incentivando os alunos a colaborar de forma participativa e
independente. Eles não absorveram apenas o conhecimento de forma passiva,
mas também o aplicaram, discutiram e interagiram entre si, o que contribuiu
para o desenvolvimento de várias capacidades, como o pensamento crítico, e
para uma compreensão mais profunda dos conceitos. Education must allow the development of critical and competent citizens, who practice an active, responsible, and conscious citizenship. In this regard, it´s essential to teach the students how to connect the different knowledge areas, with the propose of developing many abilities, spanning social cognitive aspects and self-learning. This approach stimulates the students to conceive new tasks, with other students or individually, in real or realistic situations. That said, the main objective of this study is to analyze if the context-based learning, particularly in the city of Aveiro, can promote the interdisciplinarity. For that, twelve interventions were organized and implemented, involving a class with nineteen students from a school in the district of Aveiro. This study is based on the methodology of Design- Based Research (DBR) since the work was developed around a learning guide built with the help of the class, considering them all as part of the team. Furthermore, the theoretical basis of this approach, directs the development of a practical proposal that is constantly analyzed in relation to the results, with the propose to be continually improved. For data collection was used bar chart, wordclouds, motivation assessment instruments, research, and brainstorming. The analysis of this data allowed us to understand the personal development and learning of students, in relation to the activities that incorporated this methodology. The main objectives were achieved and the interdisciplinarity revealed itself as a necessity and a challenge. The project promoted a more meaningful learning, encouraging students to collaborate in a participatory way. They didn´t absorb only the knowledge but also put into practice, discussed, and interact with others, which allowed the development of different abilities, like critical thinking and a deeper understanding of concepts. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41287 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento_Ana_Rita_Carneiro.pdf | 13.78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.