Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/41285
Título: O contributo do ensino da gramática e do estudo do género textual de apreciação crítica para a aprendizagem da escrita
Autor: Ribeiro, Ivete Luís dos Anjos Videira de Carvalho Pio
Orientador: Teixeira, Madalena
Palavras-chave: Escrita
Gramática
Texto de apreciação crítica
Laboratório gramatical
Género textual
Pensamento crítico
Coesão textual
Coesão referencial anafórica
Data de Defesa: 7-Dez-2023
Resumo: Este relatório de estágio incide sobre estudo do contributo do ensino da gramática para o ensino da escrita. O desenvolvimento do pensamento crítico nos jovens é essencial para os capacitar para uma intervenção ativa na sociedade, pelo que a melhoria das competências de escrita do texto de apreciação crítica assume uma grande importância. Após analisarmos os primeiros textos de apreciação crítica escritos pelos alunos, tomámos consciência das suas dificuldades de escrita relacionadas não apenas com o desconhecimento das marcas deste género textual, mas também com a incapacidade de utilizar mecanismos de coesão referencial anafórica. No sentido de os ajudar a melhorar as suas competências de escrita, preparámos uma intervenção didática na qual conjugámos o ensino da gramática, em concreto dos processos de coesão referencial, num laboratório gramatical, com o estudo das características do texto de apreciação crítica, incentivando os alunos a planificarem e reverem os seus textos. Esta intervenção deu, aos alunos, ferramentas gramaticais que lhes permitiram escrever textos de apreciação crítica com qualidade, desenvolvendo, também, a sua capacidade de expressão do pensamento crítico. Ao analisarmos os textos de apreciação crítica finais dos alunos e tendo verificado melhorias significativas no respeito pelas marcas deste género textual e na correção gramatical, reforçámos a nossa convicção de que o ensino da gramática contextualizado e integrado numa intervenção didática pode contribuir significativamente para o ensino da escrita.
This report focuses on the study of the contribution of grammar teaching to the teaching of writing. The development of critical thinking in young people is essential to enable them to take an active part in society, which is why improving critical writing skills is so important. After analysing the first critical appreciation texts written by the students, we became aware of their writing difficulties related not only to their lack of knowledge of the characteristics of this textual genre, but also to their inability to use anaphoric referential cohesion mechanisms. In order to help them to improve their writing skills, we prepared a didactic intervention in which we combined the teaching of grammar, specifically the processes of referential cohesion, in a grammar laboratory, with the study of the characteristics of the critical appreciation text, encouraging the students to plan and revise their texts. This intervention gave the students grammatical tools that enabled them to write quality critical texts, while also developing their ability to express critical thinking. By analysing the students’ final critical texts and seeing significant improvements in respect for the characteristics of this textual genre and in grammatical correctness, we have reinforced our conviction that teaching grammar in a contextualised way and integrated into a didactic intervention can make a significant contribution to the teaching of writing.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41285
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Ivete_Ribeiro.pdf5.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.