Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/41246
Title: | Representações das línguas e do Outro em comunidades escolares: uma revisão da literatura de tipo narrativo |
Author: | Santos, Sara Tavares Simões, Ana Raquel Pinto, Susana |
Keywords: | Representações Comunidades escolares Revisão da literatura |
Issue Date: | Feb-2022 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | O conceito de representação em Didática de Línguas é considerado mestiço pela sua proveniência de diversas áreas das ciências sociais e humanas (Araújo e Sá et al., 2019) e consiste na generalização da realidade para a sua compreensão (Castellotti & Moore, 2002). As representações das línguas e do Outro surgem ancoradas em processos (históricos, sócio-identitários, cognitivos) dinâmicos, evolutivos, (re)criados por indivíduos e grupos de acordo com as suas experiências de vida, tornando-se mutáveis e moldáveis através das atividades discursivas (Castellotti et al., 2001). Agregam funções complexas e influem na orientação dos comportamentos individuais e das relações sociais, na constituição dos processos de construção da identidade (Moore, 2001) e na relação dos sujeitos com a aprendizagem das línguas (Castellotti & Moore, 2002). É com base no dito atrás que neste artigo, que surge no âmbito de um projeto de doutoramento em fase inicial, apresentamos uma revisão da literatura de tipo narrativo sobre estudos empíricos na área desenvolvidos em contextos educativos portugueses. Os objetivos desta revisão consistem no aprofundamento do conhecimento sobre procedimentos metodológicos e resultados desses estudos, nomeadamente no que diz respeito aos processos de (re)construção das representações em e impactos na ação dos sujeitos. No âmbito desta revisão da literatura serão analisadas 5 dissertações de mestrado e 5 teses de doutoramento. Os critérios de seleção foram: 1) a publicação entre os anos de 2000 e 2020; 2) a indexação no RCAAP; 3) o desenvolvimento do estudo em escolas portuguesas; 4) o enquadramento do estudo no objetivo da diagnose das representações de atores educativos e 5) a inclusão de, pelo menos, uma das seguintes palavras-chave: imagem, plurilinguismo, cultura linguística e Didática de Línguas. Esta revisão da literatura permitirá sustentar o projeto de doutoramento em curso na construção dos instrumentos de recolha de dados e na sistematização de conhecimento já produzido numa lógica de passagem de testemunho (Cardoso et al., 2010) como resposta a uma preocupação social com a sensibilização para a diversidade linguístico-cultural em contexto escolar. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41246 |
DOI: | 10.48528/tr7a-j538 |
ISBN: | 978-972-789-731-5 |
Publisher Version: | http://hdl.handle.net/10773/33065 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
V ENJIE_Livro de Atas_S.pdf | 6.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.