Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40275
Title: A formação contínua e o desenvolvimento de competências em conteúdos de ciência no jardim de infância: um estudo exploratório com educadores de infância do ensino público e privado
Author: Gomes, Rosa
Pereira, Anabela
Gil, Victor Manuel Simões
Issue Date: Jun-2007
Publisher: Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Abstract: O presente trabalho tem como objectivo identificar se os Educadores de Infância valorizam a formação contínua em ciência para o bom desempenho profissional, que tipo de actividades e qual a participação da criança nessas actividades. O questionário “Actividades de Iniciação às Ciências Naturais” (Gomes, Pereira, & Gil, 2006), em formato de escala tipo Likert, foi aplicado a 256 Educadores de Infância, com idades compreendidas entre os 20 e os 57 anos de idade. Os resultados revelam que os educadores não valorizam a formação contínua em ciência naturais, embora considerem necessário desenvolver competências de auto-formação, como ter mais apoio e materiais para organizar actividades de ciência ao nível da educação Pré-Escolar. As implicações deste estudo apontam para a necessidade de os educadores desenvolverem uma formação contínua dos conteúdos de ciência ao nível do Jardim de Infância, devendo os educadores promoverem actividades integradas nas suas práticas de acordo com as novas orientações curriculares.
The present work has goals such as to identify if the Educators understand the formation in the science context to achieve a good professional performance, which activities and what participation the child must have on the activities development. The questionnaire "Initiation to Natural Sciences Activities" (Gomes, Pereira, & Gil, 2006), in Likert scale format, was applied to 256 kindergarten teachers, with ages between the 20 and 57 years old. The results disclose that the educators do not give primacy, as they should, to the continuous formation in natural sciences, even they consider as a need to develop self-formation skills, and they have the conscience that is helpful to have more support and materials to organize activities on science context with children who are in the Preschool education. The implications of this study are related with the necessity that educators reveal on develop ongoing formation on the contents of science are at the kindergarten level, in which the Educators have to promote activities integrated in curriculum development.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/40275
ISSN: 0873-0504
Appears in Collections:DCSPT - Artigos
DEP - Artigos

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