Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39141
Title: A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura
Other Titles: The culture in the curriculum: an approach from ICT and collaborative learning – the project TICultura
Author: Barros, Rogério
Keywords: Aprendizagem colaborativa
Cultura
Educação
Projeto de Investigação
Projeto TICultura
TIC
Issue Date: 26-Jul-2017
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: O conceito de educação para a cultura é hoje um elemento fundamental no desenvolvimento do processo educativo, possibilitando uma formação mais abrangente e integral aos alunos, num equilíbrio que é necessário estabelecer entre as dimensões cultural e educativa. O presente artigo aborda os domínios relativos à segunda fase da implementação de um projeto de investigação em curso, concretamente a sua idealização, fundamentos teóricos e parte empírica, que se centra nos estudos sobre questões culturais, por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, associadas à utilização das tecnologias de informação e comunicação, a partir de processos colaborativos. O estudo, denominado projeto TICultura, foi desenvolvido em 11 escolas públicas da Região Autónoma da Madeira, no ano letivo 2015/2016, a partir do programa Educamedia, organismo pertencente à Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Tendo como objetivo principal incluir, de forma efetiva, a dimensão cultural em contexto educativo, optou-se por uma abordagem que suscitasse e permitisse a participação ativa dos alunos e professores envolvidos. Desta forma, desenvolveram-se processos de construção colaborativa de conteúdos multimédia sobre questões culturais, que posteriormente foram publicados na plataforma SAPO Campus, incentivando a interação entre os participantes, a partir, sobretudo, de exercícios de comentários sobre os trabalhos. A implementação do projeto permitiu, gradualmente, o desenvolvimento de aprendizagens por parte dos alunos, numa lógica de educação cultural, e do reconhecimento, por parte das comunidades educativas participantes, da importância da inclusão do estudo de questões culturais, de forma sistémica em contexto educativo, e em interligação com as áreas curriculares.
The concept of education towards culture is, nowadays, a crucial component in the educational process, allowing students to have a more comprehensive and complete education while achieving a necessary balance between the cultural and educational dimensions. This article discusses the areas concerning the second stage of implementation of an ongoing research project, namely its idealisation, theoretical foundation and empirical component. It focuses on the study of cultural issues by students attending the fourth year of the first cycle of basic education associated with the use of information and communication technologies deriving from cooperative processes. The study, entitled TICultura project, was developed in 11 public schools in the Autonomous Region of Madeira, in the academic year 2015/2016, in association with the Educamedia programme, a body under the Direction of Art Education Services and Multimedia. Its main purpose was to effectively include the cultural dimension in the educational context and, in order to achieve it, the approach adopted was one that raised and allowed the active participation of those involved. Consequently, the development of processes of cooperative construction of multimedia content on cultural issues were attained, which were later published in the platform SAPO Campus, encouraging the interaction among participants, deriving, mostly, from comments on different tasks. The implementation of the project allowed, gradually, the development of learning experiences by the students in a cultural education context, and the recognition from the education groups of the importance of systemically including the study of cultural matters in educational context, connecting it with other curricular areas.
El concepto de educación para la cultura es hoy un elemento fundamental en el desarrollo del proceso educativo, posibilitando una formación más exhaustiva e integral de los estudiantes, un equilibrio que es necesario establecer entre las dimensiones cultural e educativa. En este artículo se discuten los dominios relacionados con la segunda etapa de implementación de un proyecto de investigación en curso, concretamente en lo que se refiere a su idealización, fundamentación teórica y parte empírica, centrándose en los estudios sobre cuestiones culturales por estudiantes del primer ciclo de la educación básica, asociadas con el uso de las tecnologías de la información y la comunicación a partir de procesos colaborativos. El estudio, llamado proyecto TICultura, fue desarrollado en 11 escuelas públicas en la Región Autónoma de Madeira, en el año escolar 2015/2016, desde el programa Educamedia, organismo que pertenece a la Dirección de Servicios de Educación Artística y Multimedia.Su principal objetivo fue incluir, efectivamente, la dimensión cultural en el contexto educativo y se decidió que se adoptaría un abordaje que evocase y permitiese la participación activa de todos los implicados. Así, se desarrollaron procesos de construcción colaborativa de contenidos multimedia sobre cuestiones culturales, que posteriormente fueron publicados en la plataforma SAPO Campus, promoviendo la interacción entre los participantes a través, sobre todo, de comentarios sobre los trabajos. La implementación del proyecto ha permitido, gradualmente, el desarrollo de aprendizajes de los estudiantes en una lógica de educación cultural, y del reconocimiento de las comunidades educativas participantes acerca de la importancia de incluir el estudio de cuestiones culturales, sistemáticamente, en el contexto educativo, relacionándose con las áreas curriculares.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/39141
DOI: 10.34624/id.v9i2.601
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:DeCA - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
601-Proposta de artigo - para revisão cega-922-1-10-20190304.pdf587.32 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.