Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39137
Title: A ‘questão-problema’ nos relatórios do tipo ‘V de Gowin’: um estudo exploratório no 11.º ano de biologia do ensino secundário português
Other Titles: The ‘question-problem’ in heuristic V reports: an exploratory study with a 11th grade biology class in portuguese secondary education
Author: Soares, Diana
Borges, Filipa
Abrantes, Isabel
Magalhães, Paulo
Lopes, Betina
Baptista, Ana Vitória
Keywords: ‘V de Gowin’
Questionamento
Aprendizagem significativa
Biologia
Ensino secundário
Portugal
Issue Date: 19-Dec-2017
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo incidiu sobre o valor didático de um dos recursos utilizados no contexto das aulas práticas de Biologia do ensino secundário português: o relatório do tipo ‘V de Gowin’. Assim, o objetivo foi investigar o seu papel na realização de aprendizagens significativas, tendo-se procedido à análise de conteúdo de 41 relatórios produzidos pelos alunos de uma turma de Biologia do 11.º ano. Os relatórios foram elaborados individualmente no âmbito de duas atividades práticas laboratoriais, “Mitose em células vegetais” e “Extração de DNA”, durante o 2º período do ano letivo 2016/2017. Dada a relevância do questionamento nos processos de ensino e de aprendizagem, a análise centrou-se na categorização do nível cognitivo e da natureza das questões-problema, uma das componentes específicas de um relatório do tipo ‘V de Gowin’. Procedeu-se ainda à análise das conclusões dos relatórios para verificar se as mesmas integravam a(s) resposta(s) à questão-problema. Os resultados corroboram a utilidade do relatório do tipo ‘V de Gowin’ na promoção de aprendizagens por parte dos alunos, tal como tem sido reportado por estudos empíricos levados a cabo em contextos internacionais de ensino de Ciências. Salienta-se, no entanto, que os resultados evidenciam a necessidade de se acompanhar a implementação do ‘V de Gowin’ com estratégias complementares para auxiliar os alunos a tirar o máximo de partido do mesmo no exercício de sistematização e mobilização do conhecimento. Neste sentido, o artigo termina com quatro recomendações específicas não só para professores da área das Ciências, mas para professores de outras áreas científicas.
The focus of this study was the didactic value of a resource used in the Biology practical activities performed in the Portuguese secondary education: heuristic V reports. Therefore, the objective was to search its role in meaningful learning, having conducted a content analysis of 41 reports produced by students within an 11th grade Biology class. The reports were individually written, and were part of two laboratory practical activities: “Mitosis in plant cells” and “DNA extraction” developed in the 2ndsemester of the academic year 2016/2017. Since it is recognised the importance of posing questions in the learning and teaching processes, the content analysis focused on the categorisation of the cognitive level and nature of the question-problem, which is a specific component of the heuristic V report. The conclusions of the reports were also analysed to verify whether the question-problem previously identified was answered. Results from this study support the importance of heuristic V reports in the promotion of students’ learning, as it has been empirically explored in international studies in Science education. The results of this exploratory study highlight the need of exploring complementary pedagogical strategies to the heuristic V reports to promote students’ learning and knowledge development. This article ends up with four specific recommendations to teachers not only in Science education but also in other areas.
Cette étude porte sur la valeur didactique de l’une des ressources utilisées dans les leçons pratiques de Biologie de l’enseignement secondaire portugais: le rapport de type ‘V de Gowin‘. Ainsi, l’objectif était d’étudier son rôle dans la réalisation de l’apprentissage significatif, après avoir faire l’analyse de contenu de 41 rapports produits par les élèves d’une classe de biologie en 11e (âge 15-16 ans)1. Les rapports ont été préparés individuellement en deux activités pratiques de laboratoire, “Mitose dans les cellules végétales“ et “Extraction de l’ADN“, au cours de la 2e période de l’année scolaire 2016/2017. Compte tenu de l’importance des questionnements/des questions dans le processus d’enseignement et d’apprentissage, l’analyse a porté sur la catégorisation du niveau cognitif et la nature des questions-problème, une des composantes spécifiques d’un rapport du type ‘V de Gowin‘. On a aussi analysé les conclusions des rapports pour voir si elles répondaientà la question-problème. Les résultats corroborent l’utilité du rapport type ‘V de Gowin‘ dans la promotion de l’apprentissage par les élèves comme ila été signalée par des études empiriques menées dans des contextes internationaux d’enseignement des sciences. Toutefois, ion remarqueque les résultats soulignent la nécessité de surveiller la mise en oeuvre de la ‘V de Gowin‘ comme des stratégies complémentaires pour aider les élèves à profiter au maximum dans l’exercice de systématisation et mobilisation des connaissances. En ce sens, l’article se termine par quatre recommandations spécifiques non seulement pour les enseignants de sciences, mais aussi pour les enseignants d’autres disciplines.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/39137
DOI: 10.34624/id.v9i4.1009
ISSN: 1647-3582
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