Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39133
Title: Desenvolvimento de competências transversais nas escolas: um programa de intervenção
Other Titles: Development of soft skills in schools: an intervention program
Author: Ataíde, Alexandra
Pereira, Anabela
Keywords: Estratégias ativas
Aprendizagem cooperativa
Resolução de problemas
Soft skills
Escolas
Empregabilidade
Issue Date: 19-Dec-2017
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Neste artigo propomos um programa de desenvolvimento de competências transversais, ou soft skills, que foi concebido para ser aplicado nas escolas em Portugal, destinado aos alunos do ensino secundário e orientado por professores ou formadores, com a participação dos pais/encarregados de educação e outros agentes educativos da comunidade. A abordagem e estratégias ativas escolhidas colocam o aluno como protagonista e cocriador de conhecimento, o professor/formador será criador e facilitador das condições de aprendizagem. A resolução de problemas é a estratégia de aprendizagem ativa central e condutora de todo o programa, sendo que a aprendizagem cooperativa é outra das estratégias aplicada ao longo das sessões. Os alunos são desafiados a identificarem e a criarem soluções para os problemas que mais os interpelam, seja na comunidade escola, seja na comunidade mais alargada. Ao longo deste processo, o professor/facilitador cria condições para que os alunos desenvolvam as competências transversais necessárias à resolução dos problemas identificados. Este programa vem dar resposta à necessidade de desenvolvimento de competências transversais e do talento nos jovens no sistema educativo em Portugal. Através deste programa de aprendizagem, pretendemos contribuir para a criação de condições de aprendizagem para que os jovens se preparem para um mercado de trabalho que se está a transformar rapidamente, para que combatam o desemprego, a desmotivação e criem condições para que possam fazer o que gostam. Neste sentido, propõe-se a intervenção pela capacitação dos jovens na resolução de problemas complexos, na cooperação e na cidadania ativa na comunidade.
In this article we propose a soft skills development program, which was designed to be applied in schools in Portugal to secondary school students and to be guided by teachers or trainers, with the participation of parents and other stakeholders of the community.The approach and the active strategies chosen place the student as the protagonist and co-creator of knowledge, the teacher/trainer as the learning conditions’ creator and facilitator. Problem solving is the active and central learning strategy that guides the whole program, and cooperative learning is another of the strategies applied throughout the sessions. Students are challenged to identify and create solutions to the problems which most challenge them, whether in the school community or in the wider community. Throughout this process, the teacher/facilitator creates conditions for students to develop the necessary transversal skills to solve the identified problems.This program responds to the need to develop soft skills and talent in young people in the education system in Portugal. Through this learning program, we aim to contribute to the creation of learning conditions for young people to prepare themselves for a rapidly changing labor market, to fight unemployment, demotivation and to create conditions to do what they love. In this regard, it is proposed the intervention through the training of young people in solving complex problems, cooperation and active citizenship in the community.
En este artículo proponemos un programa de desarrollo de competencias transversales, o soft skills, que fue concebido para ser aplicado en las escuelas en Portugal, destinado a los alumnos de enseñanza secundaria y orientado por professores o formadores, con la participación de los padres y otros agentes educativos de la comunidad. El enfoque y estrategias activas elegidas colocan al alumno como protagonista y co-creador de conocimiento, el profesor será creador y facilitador de las condiciones de aprendizaje. La resolución de problemas es la estrategia de aprendizaje activa central y conductora de todo el programa, siendo que el aprendizaje cooperativo es otra de las estrategias aplicada a lo largo de las sesiones. Los alumnos son desafiados a identificar y crear soluciones a los problemas que más los interpelan, en la comunidad escolar o en la comunidad más amplia. A lo largo de este proceso, el profesor crea condiciones para que los alumnos desarrollen las competencias transversales necesarias a la resolución de los problemas identificados. Este programa responde a la necesidad de desarrollar competencias transversales y del talento en los jóvenes en el sistema educativo en Portugal. A través de este programa de aprendizaje, pretendemos contribuir a la creación de condiciones de aprendizaje para que los jóvenes se preparen para un mercado de trabajo que se está transformando rápidamente, para que combatan el desempleo, la desmotivación y para que crean condiciones para que puedan hacer lo que a ellos les gusta. En este sentido, se propone la intervención por la capacitación de los jóvenes en la resolución de problemas complejos, en la cooperación y en la ciudadanía activa en la comunidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/39133
DOI: 10.34624/id.v9i4.982
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
982-Proposta de artigo - para revisão cega-1534-1-10-20190314.pdf219.98 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.