Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/38801
Título: Qualidade do desenvolvimento turístico na perspetiva dos decisores públicos locais portugueses: uma proposta de medida
Outros títulos: Quality of tourism development from the perspective of local portuguese public decision makers: a measure proposal
Autor: Mira, Maria do Rosário
Mónico, Lisete
Moura, Andreia
Breda, Zélia
Palavras-chave: Qualidade
Desenvolvimento turístico
Stakeholders
Instrumento de medida
Data: 1-Jan-2017
Editora: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Resumo: A qualidade em turismo passa por compreender as caraterísticas intangíveis inerentes ao desenvolvimento turístico, afirmando-se como uma temática abrangente, transversal e primordial para o crescimento sustentável dos destinos turísticos. A análise destas caraterísticas tem suscitado o interesse pela compreensão das perceções dos responsáveis públicos locais, com funções no turismo, e da comunidade residente sobre o que valorizam no desenvolvimento do turismo, quais os aspetos a que atribuem importância e como percecionam o seu envolvimento neste processo (Boley, McGehee & Hammett, 2017). Com este trabalho de investigação, pretende-se validar e analisar as propriedades psicométricas de um instrumento de medida, adaptado à realidade portuguesa, que avalie a perceção dos decisores públicos locais sobre qualidade em turismo. Esta escala, aplicada aos municípios portugueses (N=125), encontra-se organizada em subescalas ou dimensões da qualidade: desenvolvimento, económica, qualificação / formação, marketing e recursos. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados relativos à subescala “desenvolvimento”, tendo-se verificado que a perceção sobre qualidade do desenvolvimento turístico em Portugal, ao nível local, se traduz em Estratégia de Planeamento, Governança e Política de Inovação. Conclui-se que estimular o diálogo contínuo com as entidades públicas locais, envolvê-los no planeamento e na formulação das políticas turísticas contribui para o desenvolvimento do turismo, porque, aliados à inovação, constituem as condições necessárias à materialização das estratégias de desenvolvimento de turismo em ações desafiantes, a implementar pelos empreendedores locais.
Quality in tourism can only be comprehended by the study of tourism development intangible characteristics. Therefore this is an extensive, transversal and primordial thematic to take into account in the sustainable growth of tourism destinations. The analyses of these characteristics has led to a growing interest in comprehending how public tourism officers and the local community value tourism growth, which aspects they believe are the most important and how they perceive their involvement in the process (Boley, McGehee & Hammett, 2017). This paper intends to validate and analyse the psychometric properties of a measurement instrument, adapted to the Portuguese reality, which measures the public decision makers’ perception about tourism quality. This scale was applied to the Portuguese municipalities (N=125) and is organized in subscales or quality dimensions: development, economy, training, marketing and resources. The main goal of this article is to present the results of the subscale “development”, to which was verified that on a local level the perception about tourism quality in Portugal translates into Strategic Thinking, Governance and Innovation Policies. This said, we conclude that stimulating the continuous communication with public entities and involving them both in the planning process and in the definition/creation of tourism politics contributes to the tourism development. When allied to innovation, these are the necessary conditions to materialize in challenging actions the tourism development politics, to be implement by local entrepreneurs.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38801
DOI: 10.34624/rtd.v1i27/28.10209
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