Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/38723
Título: Turismo desportivo, diplomacia e ‘soft power’: o caso chinês
Outros títulos: Sports tourism, diplomacy and `soft power': the Chinese case
Autor: Leite Jr., Emanuel
Rodrigues, Carlos
Palavras-chave: China
Turismo desportivo
Um cinturão uma rota
Plano de desenvolvimento do futebol
Soft power
Data: 1-Jan-2019
Editora: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Resumo: Em outubro de 2014, a China lançou o documento intitulado Opiniões para a aceleração do desenvolvimento da indústria desportiva e promover o consumo do desporto (国务院关于加快发 展体育产业促进体育消费的若干意见). Desde então, outros documentos de política pública foram publicados com o intuito de alavancar o crescimento da indústria desportiva do país, promovendo o desenvolvimento de setores estratégios para o cumprimento de uma meta audaciosa de, em 2025, a indústria do desporto gere US$ 813 mil milhões para a economia do país. Duas destas políticas públicas são o Plano de desenvolvimento do futebol a médio e longo prazo (2016-2050) (中国足球中长期发 展规划[20162050年]) e o Plano de ação para o desenvolvimento do turismo desportivo do 'Cinturão e Rota' (2017-2020) (一带一路体育旅游发展行动方案2017-2020年). O presente trabalho, a partir da revisão de literatura e da análise dos referidos documentos de política pública, procura identicar os pontos em comum nas duas iniciativas, constatando de que forma contribuem para o desenvolvimento da indústria desportiva chinesa, ao mesmo tempo em que servem de instrumento diplomático e de soft power.
In October 2014, China launched the policy "Opinions for accelerating the development of the sports industry and promoting sports consumption"(国务院关于加快发展发展促进体育消费消费 的若干意见). Since then, other public policies have been published to leverage the growth of the country's sports industry by promoting the development of strategic sectors to meet its goal, of generating US$ 813 billion for the country's economy by 2025. Two of these public policies are the "Medium and long-term football development plan (2016-2050)"(中国足球中长期发展规划[2016-2050 年]) and the "Action plan for the development of sports tourism 'Belt and Road' (2017-2020) "(一带一路"体育旅 游发展行动方案2017-2020"). This paper, based on a literature review and analysis of these policy documents, seeks to identify the common points in the two initiatives; observing how they contribute to the development of the Chinese sports industry while serving as a diplomatic and `soft power' tool.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38723
DOI: 10.34624/rtd.v0i31.8109
Aparece nas coleções: DCSPT - Artigos
GOVCOPP - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8109-Manuscrito-38073-1-10-20200721.pdf369.87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.