Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38374
Title: Projeto Ciência Viva "A menina do mar - ecossistemas marinhos": atividades apresentadas nos blogues com orientação CTS?
Author: Peixinho, Joana Pinheiro
Tymoshchuk, Oksana
Keywords: CTS
Ciências
Blogue
Projeto
Ciência Viva
Issue Date: 1-Jan-2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A educação em ciências com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade é reclamada como sendo importante para promover a literacia científica. Esta interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade pretende formar cidadãos capazes de participar de forma responsável e adotar medidas conscientes para a resolução de problemas e necessidades sociais emergentes. Este estudo analisou as atividades pertencentes a 22 blogues participantes no projeto “A Menina do Mar – Ecossistemas marinhos” promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Esta análise teve por intuito averiguar a presença dos princípios e das estratégias de aprendizagem com orientação CTS e, também, o modo como estas foram representadas nos blogues. A análise qualitativa, com o auxílio do software webQDA, permitiu verificar a presença de princípios e estratégias de aprendizagem com orientação CTS nas atividades apresentadas. Contudo, nem todas são consistentes com esta perspetiva e apresentam uma utilização restrita no que diz respeito aos seus fundamentos.
Science education related with Science-Technology-Society is claimed to be very significant to promote scientific literacy. The interaction between Science, Technology and Society aims to educate citizens to become able to participate in a responsible manner as well as to take intoaccount conscious measures to solve problems and emerging social needs. This study analyzed the activities of 22 blogs participating in the project "A Menina do Mar –Ecossistemas Marinhos" sponsored by Ciência Viva -National Agency for Scientific and Technological Culture. This analysis was intended to verify the presence of the principles and learning strategies regarding STS and also how these subjects were handled in those blogs. The qualitative analysis, with the support ofthe software webQDA, confirmed the presence,in the activities presented, of principles and learningstrategies oriented regarding STS, but not all are consistent with this view and have a restricted use in respect to its fundamentals.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38374
DOI: 10.34624/ilcj.v6i1.14677
ISSN: 1647-7308
Appears in Collections:DeCA - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14677-Texto do Trabalho-28009-1-10-20200407.pdf818.54 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.