Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38357
Title: Perturbação do Espetro do Autismo na Internet: análise do canal do YouTube e da página do Facebook de duas instituições
Author: Oliveira, Ana
Mota, Paula
Keywords: Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
YouTube
Facebook
Instituição
Issue Date: 6-Mar-2019
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A Internet modificou a forma como acedemos a qualquer tipo de informação no nosso quotidiano, assim como produzimos e partilhamos conteúdos. Neste sentido, as redes sociais surgem como fazendo parte da vida diária de um grande número de pessoas. Assim, as instituições aproveitam o potencial destas plataformas como meio de divulgação das suas áreas de interesse. Neste estudo focamo-nos na análise de canais do YouTube e páginas do Facebook de duas instituições dedicadas à Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), procurando analisar os conteúdos específicos da PEA. As opções metodológicas são de índole qualitativa e a análise de conteúdo foi efetuada com recurso do webQDA. Os resultados obtidos permitem verificar que ambas as plataformas são utilizadas para expor casos pessoais e dar feedback positivo às instituições e que as caraterísticas da PEA mais referidas são as rotinas; as capacidades motoras e sensoriais; a comunicação e interação social; e a autonomia e independência.
Internet has changed the way people access any kind of information in daily life and the way we produce and share content. In this respect, social networks emerge as a part of a large number of people’s daily life. Hence, institutions take advantage of these platforms’ potential to disseminate their areas of interest. In this paper we focus on the analysis of YouTubechannels andFacebook pages of two institutions dedicated to Autism Spectrum Disorder(ASD), intending to analyse ASD specific content.The methodological options are qualitative and the content analysis was made through webQDA. The results obtained allow to verify that both platforms are used to expose personal issues and to give positive feedback to institutions, and that the mostly referred ASD characteristics are routines; motor and sensorial skills; communication and social interaction; and autonomy and independence.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38357
DOI: 10.34624/ilcj.v7i2.658
ISSN: 1647-7308
Appears in Collections:DeCA - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
658-Texto do Trabalho-1030-1-10-20190306.pdf253.42 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.