Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37988
Title: A importância das competências digitais dos professores na operacionalização das orientações curriculares para as TIC no 1.º CEB
Author: Castro, Fátima
Lucas, Margarida
Keywords: Tecnologias digitais em educação
Práticas reportadas
DigCompEdu
Capacitação digital docente
Autorreflexão
Issue Date: 20-Jul-2022
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Numa época em que as tecnologias digitais assumem um papel fulcral em contexto educativo, importa perceber em que medida as competências digitais dos professores podem ter impacto na forma como são implementadas as orientações curriculares para as TIC (OC TIC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para tal, efetuou-se um estudo exploratório envolvendo professores do 1.º CEB associados a um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) do distrito de Aveiro. Partindo da análise dos resultados obtidos através de um inquérito por questionário, foi possível identificar práticas reportadas de utilização de tecnologias digitais em contexto de sala de aula e aferir o nível autopercebido de competências digitais dos professores envolvidos no estudo. Tal permitiu caracterizar a forma como as OC TIC estavam a ser implementadas no 1.º CEB e identificar necessidades de formação em competências digitais. Os resultados sugerem que as OC TIC estão numa fase inicial de implementação, com os professores a fazerem uma utilização esporádica de tecnologias digitais. Paralelamente, o nível autopercebido de competência digital dos professores situa-se no nível A1 – Recém-chegado, tendo como referência o Quadro Europeu de Competência Digital dos Educadores (DigCompEdu), revelando a necessidade de formação adequada na área da capacitação digital.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/37988
DOI: 10.34624/id.v14i1.29617
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
29617-Proposta de artigo - para revisão cega-68833-2-10-20220720.pdf912.59 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.