Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/37986
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chamo, José Helder Feliciano | pt_PT |
dc.contributor.author | Martins, Filomena | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T08:45:40Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T08:45:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/37986 | - |
dc.description.abstract | O desempenho do professor tem constituído uma das temáticas mais questionadas nas abordagens sobre a qualidade do ensino em diferentes contextos educativos. Em alguns países africanos, caracterizados por uma enorme diversidade cultural e por currículos centralmente definidos, prevê-se que sejam abordados na sala de aula os conhecimentos contextualizados, denominados saberes locais, facto que concorre para novos desafios para as práticas educativas dos professores. Torna-se, deste modo, importante que os professores conheçam os contextos educativos onde atuam, valorizem a diversidade cultural e os saberes locais e desenvolvam atividades de ensino a partir desses mesmos saberes, enquadradas por uma educação intercultural. Nesta linha, este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os saberes locais e a sua presença na área da educação no contexto moçambicano. Visa-se compreender o contributo destes saberes no desenvolvimento das práticas educativas do professor, a partir dos pressupostos teóricos e práticos de investigadores desta área de conhecimento. O corpus de análise é constituído por dezassete artigos, através de pesquisa na base de dados SCIELO e nos agregadores RCAAP e Google Académico, pela aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da análise evidenciam que os saberes locais são experiências e práticas sociais das comunidades relevantes para a sua abordagem formal na escola e potencialmente, promotoras do desenvolvimento profissional docente. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | CIDTFF - Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Saberes locais | pt_PT |
dc.subject | Práticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Revisão sistemática da literatura | pt_PT |
dc.title | Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 11 | pt_PT |
degois.publication.issue | 1 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 28 | pt_PT |
degois.publication.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
degois.publication.volume | 14 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34624/id.v14i1.29587 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos DEP - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
29587-Proposta de artigo - para revisão cega-68746-2-10-20220720.pdf | 400.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.