Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChamo, José Helder Felicianopt_PT
dc.contributor.authorMartins, Filomenapt_PT
dc.date.accessioned2023-06-12T08:45:40Z-
dc.date.available2023-06-12T08:45:40Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.issn1647-3582pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/37986-
dc.description.abstractO desempenho do professor tem constituído uma das temáticas mais questionadas nas abordagens sobre a qualidade do ensino em diferentes contextos educativos. Em alguns países africanos, caracterizados por uma enorme diversidade cultural e por currículos centralmente definidos, prevê-se que sejam abordados na sala de aula os conhecimentos contextualizados, denominados saberes locais, facto que concorre para novos desafios para as práticas educativas dos professores. Torna-se, deste modo, importante que os professores conheçam os contextos educativos onde atuam, valorizem a diversidade cultural e os saberes locais e desenvolvam atividades de ensino a partir desses mesmos saberes, enquadradas por uma educação intercultural. Nesta linha, este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os saberes locais e a sua presença na área da educação no contexto moçambicano. Visa-se compreender o contributo destes saberes no desenvolvimento das práticas educativas do professor, a partir dos pressupostos teóricos e práticos de investigadores desta área de conhecimento. O corpus de análise é constituído por dezassete artigos, através de pesquisa na base de dados SCIELO e nos agregadores RCAAP e Google Académico, pela aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da análise evidenciam que os saberes locais são experiências e práticas sociais das comunidades relevantes para a sua abordagem formal na escola e potencialmente, promotoras do desenvolvimento profissional docente.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIDTFF - Universidade de Aveiropt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSaberes locaispt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapt_PT
dc.titleOs saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage11pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage28pt_PT
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt_PT
degois.publication.volume14pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v14i1.29587pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
29587-Proposta de artigo - para revisão cega-68746-2-10-20220720.pdf400.28 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.