Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37985
Title: Os espaços exteriores na história da educação de infância em Portugal: contributos para compreender o presente e perspetivar o futuro
Author: Bento, Gabriela
Costa, Jorge Adelino
Keywords: Espaços exteriores
Brincar
Educação de infância
História
Issue Date: 28-Dec-2022
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Considerando a importância do brincar nos espaços exteriores e o seu lugar nos contextos de educação de infância portugueses, neste trabalho, propomos uma reflexão sobre esta problemática percorrendo alguns marcos da história da educação de infância em Portugal. Olhando o período da Monarquia Constitucional (1834-1909), 1.ª República (1910-1926), Estado Novo (1933-1974) até ao Pós 25 de Abril de 1974, assinalamos preocupações e/ou sinais de investimento nos espaços exteriores dos contextos de educação de infância ao nível de ideias, discursos, políticas e iniciativas desenvolvidas em diferentes períodos da história. A partir da análise realizada, reflete-se sobre dinâmicas sociais (à escala global), que parecem redirecionar tendências e prioridades educativas em educação de infância. A redução das oportunidades para brincar ao ar livre em contextos sociais e familiares, aliada à aparente preocupação de pais e profissionais com a promoção de competências “escolares”, parecem contrariar valores enfatizados no percurso histórico da educação de infância, que importa relançar através de políticas educativas respeitadoras da especificidade da educação nos primeiros anos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/37985
DOI: 10.34624/id.v14i2.30612
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
30612-Proposta de artigo completa (com autores)-74786-1-10-20230106.pdf556.08 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.